Saúde 4.0: O que é, Benefícios e 5 Tecnologias Inovadoras

saúde 4.0 entenda

Você já ouviu falar em saúde 4.0 e tecnologias voltadas para a saúde? Saiba mais a respeito e conheça o conceito inovador de aproveitar os avanços tecnológicos para aquilo que mais importa.

Você também pode acessar a Certificação Anatel para maiores informações na parte burocrática.

Leia também: Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar?

Saúde 4.0: O que é? 

Saúde 4.0 é o conceito de utilizar novas tecnologias de ponta em prol de melhorar a saúde. 

É uma expansão da e-Saúde para abranger um público ainda maior, tendo três objetivos principais:

  • ajudar a elaborar políticas públicas de saúde, seja de forma regional ou nacional, por meio de uma tecnologia segura, ética e sustentável;
  • melhorar o acesso à saúde e ao bem estar da população por meio da acessibilidade;
  • tornar mais fácil e prático o trabalho dos profissionais da área da saúde, para que possam assim prestar um melhor serviço aos pacientes.

Benefícios da Saúde 4.0

saúde 4.0 benefícios

Esse conceito pode gerar muitos benefícios e um impacto imenso na maneira em que são prestados os serviços, assim como melhorar muito o acompanhamento dos pacientes.

Através das novas tecnologias, é possível tomar decisões mais corretas, aumentando a inteligência do seu negócio. 

Essas ferramentas possibilitam o levantamento de informações muito úteis sobre os planos de saúde e os seus usuários, com o objetivo de evitar o risco de sinistros.

A Saúde 4.0 foca também em prevenir o possível uso do plano de saúde, o que consequentemente reduz drasticamente os custos operacionais.

Fazer uso da tecnologia em prol da saúde atende muitas necessidades e gera inúmeros benefícios, não só para os pacientes, como também para clínicas e hospitais.

Pensando nisso, selecionamos seus principais benefícios. Confira!

Fácil identificação do perfil de saúde e rapidez no atendimento

Ao investir em soluções digitais inteligentes, como ao implantar a saúde 4.0, o levantamento de dados sobre a saúde dos beneficiários acontece de uma forma mais veloz e precisa.

Isso é fundamental no momento de identificar grupos de risco, fazer análises e informar qualquer necessidade extra. 

Tendo essas informações, o plano de saúde pode fornecer um serviço especializado de orientação, voltado para hábitos saudáveis, como alimentação, exercícios físicos  e acompanhamento médico.

Assim, é possível oferecer uma atenção anterior às necessidades de serviços de emergência, fazendo com que as pessoas tenham melhores condições de saúde e solicitem menos esse tipo de serviço. 

É a promoção da saúde de uma forma preventiva e eficaz!

Menores casos de sinistro

Fazendo um levantamento de dados através de soluções tecnológicas inteligentes, é mais fácil identificar as causas principais de sinistro no plano de saúde e desenvolver em uma estratégia focada na diminuição.

Essa é uma forma de evitar problemas antes mesmo que eles comecem a se formar. 

Análise de dados dos pacientes

Com a Saúde 4.0, a tecnologia cria e armazena informações a respeito de todos os pacientes, respeitando a ética legislativa de proteção de dados e o sigilo médico.

Com isso, os históricos médicos de cada paciente ficam mais completos, e quando um médico for atender um paciente, saberá todas as características que ele tem previamente, facilitando o caminho para o diagnóstico e tratamento corretos.

Medicina preventiva em prática 

Outro fato importante sobre a Saúde 4.0 é a possibilidade de oferecer um acompanhamento próximo aos pacientes, melhorando as opções individuais de tratamento de cada um deles.

Isso acontece devido a esses dados que são colhidos através da tecnologia, gerando um relatório de informações relevantes sobre os usuários.

Entendendo melhor os motivos dos sinistros é possível gerenciar cada caso pessoalmente, com medicina preventiva que pode incluir, por exemplo, controle do estresse, controle da obesidade, hábitos saudáveis, tratamentos para condições crônicas e etc.

Criando um perfil personalizado do caso clínico de cada paciente, o atendimento se torna personalizado e mais humanizado e os resultados são mais satisfatórios.

Desafios da saúde 4.0

saúde 4.0 desafios

Devido à extensão continental do Brasil, ainda são necessários muitos esforços para que a saúde 4.0 seja encarada com uma realidade, com acesso universal ao atendimento médico.

Nesse sentido, é válido afirmar que os avanços na área ainda enfrentam alguns desafios.  

Relação médico-paciente

Um dos principais obstáculos da saúde 4.0 é manter uma relação médico-paciente contínua, a fim de obter um acompanhamento assíduo da saúde dos pacientes. 

Esse desafio se relaciona tanto com o tipo da abordagem profissional e com a dedicação do público em procurar atendimento além dos momentos de enfermidade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) com mais de 2 mil entrevistados, 8 e cada 10 brasileiros se automedicam, sendo 56% em de dores de cabeça, 32% em febre, 31% em resfriado e 28% em dores musculares. 

Esse estudo ainda nos mostra que mais de 60% das pessoas preferem receber indicações de amigos e familiares na hora de tomar medicamentos e mais de 40% admitiram indicar alguma mediação para conhecidos.

Qualidade no atendimento

Outro obstáculo é elevar a qualidade no atendimento médico, especialmente das unidades de saúde da iniciativa pública.

A precariedade nesses centros é um dos maiores responsáveis pela alta taxa de mortalidade em países subdesenvolvidos.

No Brasil, por exemplo, cerca de 153 mil mortes são causadas todos os anos pela má qualidade no atendimento dessas unidades.

Outras 51 mil mortes são consequência da falta de acesso ao atendimento de saúde. 

Letramento digital

Mais um desafio que merece atenção é o letramento digital; isto é, garantir que os profissionais de saúde entendam como utilizar as novas tecnologias em seu dia a dia.

O processo de transformação digital ainda está em andamento. Por isso, nem todos os médicos e enfermeiros foram capazes de absorver tantos conhecimentos novos. 

Desse modo, é importante adotar estratégias eficazes para capacitá-los a lidar com essas ferramentas sem dificuldades.

Papel da tecnologia

Uma das consequências da falta de letramento digital é a desconfiança quanto ao real papel das tecnologias na medicina.

Alguns profissionais acreditam que essas inovações substituirão o trabalho do médico. 

Na verdade, isso jamais acontecerá, pois máquinas e dispositivos — por mais autonomia e inteligentes que sejam — não são capazes de tomar decisões sozinhos.

Sua maior função é ajudar na organização de dados com precisão.

Aplicação da Saúde 4.0 no Brasil 

saúde 4.0 aplicação

Agora que você já sabe o que é e quais são os seus benefícios, entenda como acontece a sua aplicação no Brasil.

Essa resposta é muito ampla, pois o uso da tecnologia à favor da saúde pode acontecer de forma simples, como no processo de digitalização de um documento médico, até de forma cirúrgica, auxiliando em um procedimento.

A pandemia do COVID-19, que acometeu o Brasil e o mundo, é um bom exemplo disso, simplesmente pelo fato de que esse acontecimento impôs mudanças diversas de rotina a todos nós.

Através disso, a telemedicina precisou ser fortalecida para poder atender os pacientes, considerando que não era viável que estes comparecessem ao ambiente hospitalar em plena pandemia.

Isso foi bom para o fortalecimento da infraestrutura tecnológica dos hospitais e clínicas e também para os pacientes, que puderam ser atendidos sem risco de contágio.

A tecnologia vem permitindo a integração através de dispositivos voltados à saúde, facilitando assim a anamnese e o tratamento dos pacientes no Brasil.

13 Tecnologias da Saúde 4.0

saúde 4.0 tecnologias

Conheça as principais tecnologias da Saúde 4.0 e como elas podem facilitar muito a vida dos pacientes e profissionais da área da saúde.

Cloud computing

Os softwares médicos possibilitam o acesso rápido e fácil aos prontuários digitais, portanto, o médico responsável pode acessar de qualquer lugar, basta ter conexão à Internet. 

Esses prontuários ficam armazenados na nuvem, garantindo um acesso prático aos dados do paciente, o que é de grande ajuda em uma situação de emergência.

O cloud computing garante ao hospital ou clínica melhor agilidade para consultas e todo o caminho até o diagnóstico de um paciente.

tecnologia na área da saúde

Big data

O sistema tecnológico do hospital ou clínica colhe dados que promovem insights importantes para tratamentos e diagnósticos assertivos. 

O Big Data contribui exatamente para isso, ajudando na identificação dos sintomas e das queixas que pacientes de um mesmo grupo possam apresentar. 

Dispositivos médicos

As novas tecnologias implantadas na área da saúde englobam camas de hospital, curativos modernos e inteligentes, próteses e até mesmo equipamentos de ponta, como os de radiografia e ressonância magnética. 

Cada um desses dispositivos médicos são voltados para a melhora no atendimento ao paciente, diagnóstico de doenças e tratamento, visando uma recuperação total da saúde.

e-Saúde

O termo e-Saúde se refere às teleconsultas ou à conhecida telemedicina, quando o acompanhamento médico é feito de forma não presencial, ou seja, à distância, obedecendo às recomendações do Conselho Federal de Medicina.

Esse tipo de tecnologia facilita a vida de muitos pacientes, especialmente durante a pandemia do coronavírus, quando a recomendação era evitar sair de casa, evitando também ambientes hospitalares se não houvesse a necessidade de se dirigir até um deles.

Impressão 3D

A impressora 3D é uma das principais e mais modernas tecnologias médicas, imprimindo cópias de objetos tridimensionais. 

Uma impressora 3D pode imprimir até mesmo próteses para amputados, e pesquisas e testes estão sendo realizados para que em um futuro breve possa imprimir também células e outros tecidos orgânicos.

6. PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente)

Um prontuário eletrônico facilita a organização das informações de um paciente em um só ambiente, como um software médico. Assim, o profissional não precisará mais lidar com pilhas de papéis, enviando falha humana e perda de dados importantes.

7. IA (Inteligência Artificial)

Com a IA, máquinas e dispositivos aprendem a realizar tarefas semelhantes às que a mente humana consegue fazer, como raciocinar.   

Um ótimo exemplo disso é o algoritmo desenvolvido pela IBM (International Business Machines Corporation), que consegue identificar potenciais risco de câncer.

Ele também ajuda profissionais a tomar decisões importantes, já que oferece evidências embasadas para diferentes opções de tratamentos, bem como seus possíveis efeitos colaterais. 

8. Telessaúde e telemedicina

Tecnologias de telessaúde e telemedicina possibilitam aos médicos oferecer atendimento à distância. Com uma plataforma desenvolvida especialmente para esse fim, os profissionais podem fazer consultas, diagnósticos e emitir laudos médicos remotamente. 

Tal solução tecnológica é fundamental para aumentar a cobertura dos atendimentos, já que oferece cuidados à saúde para indivíduos que vivem longe dos grandes centros urbanos.

9. IoT (Internet das Coisas)

Com a IoT, dispositivos de monitoramento são integrados à rede, a fim de permitir que médicos e outros profissionais da saúde acompanhem o progresso de seus pacientes, mesmo à distância.

Alguns ótimos exemplos são os populares smartwatches e smartbands, que mandam informações sobre o padrão de batimentos cardíacos e ciclos de sono do paciente em tempo real para os profissionais.

10. Biossensores e rastreadores

São dispositivos responsáveis por coletar informações, bem como analisar o estado de saúde dos pacientes para realizar um diagnóstico mais preciso. Também podem ser utilizados para acompanhar o desenvolvimento de doenças crônicas.

11. Medicina genômica

Desde o início dos anos 2000, vemos evoluções quanto ao sequenciamento do genoma humano. Essas análises de DNA são bastante úteis para a medicina. 

Com esse estudo, torna-se possível o acompanhamento médico preventivo do paciente, bem como a criação de um tratamento personalizado, se necessário.

12. RV (Realidade virtual) e RA (Realidade Aumentada)

Ferramentas de RV e RA ajudam estudantes de medicina, por exemplo, a realizar procedimentos médicos arriscados e delicados, sem colocar em risco algum pacientes — cirurgias cardíacas. É uma excelente forma de reduzir erros médicos.

13. Diagnóstico “in vitro”

Trata-se do exame que usa um material que, assim que entra em contato com o corpo humano, por meio de um sistema “in vitro”, ajuda os médicos a colherem informações sobre o estado de saúde e fisiológico ou de doença dos pacientes.

Acesse a Certificação Anatel para maiores informações sobre a certificação de tecnologias.

Conclusão

 A Saúde 4.0 consiste no uso da tecnologia para alcançar melhorias no atendimento médico, no acesso a esse atendimento, e também no tratamento e diagnóstico de condições dos pacientes.

Isso vem facilitando muito o acesso à saúde e a prestação de serviço em clínicas e hospitais, e a ideia é que com o tempo isso se expanda ainda mais.