Smart home: o que é e como transformar sua casa com tecnologia

smart home

Imagine controlar a iluminação da sua casa, ou o funcionamento de aparelhos diretamente em seu celular? Abrir a porta para visitas, adiantar o preparo do café, ou só apagar uma luz que você esqueceu acesa… as aplicações para este tipo de tecnologia são muitas. 

Tudo isso pode até parecer coisa de filme de ficção científica, mas já é possível graças à tecnologia smart home, um conjunto de aparelhos que – como o próprio nome sugere – torna a sua casa mais inteligente. 

Se você quer saber mais sobre esse conceito, ou como aplicá-lo em sua casa, para deixar a sua rotina mais cômoda, este artigo tem as informações que você procura. Confira!

O que é smart home?

Também conhecido como domótica, o conceito de smart home serve para designar casas que contam com soluções integradas e automatizadas que facilitam o seu gerenciamento remoto.

Essas soluções podem ser aplicadas na comunicação, no conforto ou na segurança da casa. 

Uma smart home pode ser identificada facilmente, já que conta com dispositivos diversos conectados à internet, que podem ser controlados por meio de smartphones, tablets ou quaisquer outros dispositivos móveis. 

De acordo com estudo promovido pela A GfK, uma empresa de estudos de mercado de origem alemã, 57% dos entrevistados brasileiros afirmam que as smart homes ganharão mais espaço em suas vidas dentro dos próximos anos. 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 80% dos brasileiros afirmam que as aplicações em Internet das Coisas devem priorizar soluções de segurança e monitoramento. 

Logo em seguida, com 78% do público a seu favor, consumidores apostam nas tecnologias voltadas para iluminação e energia, assim como entretenimento e conectividade.

Vantagens de uma smart home

Como você pode perceber, ter uma casa inteligente, conectada à internet, tem muitas vantagens, tanto do aspecto de segurança, quanto do de conveniência. 

Explicamos alguns detalhes sobre os benefícios da smart home a seguir. Veja só! 

Segurança

Um dos grandes trunfos da conectividade relacionada às atividades domésticas é a segurança. Com a tecnologia das smart homes, você pode monitorar e controlar funções de sua casa com apenas alguns cliques, mesmo remotamente.

Alguns dos elementos mais comuns da smart home, voltados para fins de monitoramento e segurança são as câmeras inteligentes, que agem como porteiros virtuais. 

Esses equipamentos transmitem vídeos em tempo real e podem possibilitar a comunicação bidirecional, ou seja, você pode ouvir e ser ouvido ao mesmo tempo.

Comodidade

Outra grande vantagem das smart homes é a comodidade que ela proporciona aos seus moradores. 

Com apenas algumas configurações, você pode ajustar o funcionamento de diversos eletrodomésticos, que passarão a funcionar automaticamente de acordo com as orientações configuradas. 

Digamos, por exemplo, que você deseja chegar em casa e ter uma xícara de café te esperando. Você pode configurar a sua cafeteira para funcionar alguns minutos antes da sua chegada. 

Você também pode cancelar a operação remotamente, se for se atrasar, ou mudar de planos no caminho. As possibilidades são muitas! 

Tecnologia acessível

Ainda que toda essa tecnologia pareça saída de um filme de ficção científica, hoje, é seguro dizer que grandes empresas de tecnologia já contam com soluções para automatizar funções em sua casa e torná-la uma smart home. 

Algumas das soluções que podemos destacar são: Google Home, do Google; a Echo, da Amazon e o Homepod, da Apple. 

Todos esses aparelhos contam com assistentes de voz com inteligência artificial, capazes de aceitar comandos diversos, acionar outros dispositivos e ainda fazer pesquisas na web. 

Mas as assistentes virtuais não são os únicos recursos disponíveis e facilmente acessíveis quando falamos de smart homes. 

Existem também os sensores de movimento, os interruptores inteligentes e as lâmpadas smart. Falaremos sobre alguns desses dispositivos nos próximos tópicos. Continue acompanhando o artigo para conhecer mais sobre o assunto… 

smart home produtos

5 produtos que vão deixar sua casa inteligente

Aqueles que adaptam suas casas para torná-las mais inteligentes sabem que esse é um caminho sem volta. A comodidade, praticidade e a segurança que esses dispositivos proporcionam é um recurso difícil de se abrir mão, uma vez que você experimenta todas as suas vantagens. 

A seguir, falaremos sobre alguns dos principais produtos usados para transformar uma casa tradicional em uma verdadeira smart home. Leia agora:

1. Adaptador de tomada Wi-Fi

Os adaptadores de tomadas com conexão Wi-Fi são capazes de tornar qualquer eletrodoméstico em um recurso inteligente.

Esses adaptadores podem ser controlados remotamente por meio de aplicativos, ativando ou desativando o eletrodoméstico sempre que necessário. 

2. Interruptor inteligente

O interruptor inteligente, enquanto isso, é um dispositivo que também permite o controle da iluminação da casa remotamente.

O usuário pode programar ciclos de funcionamento, ou controlar os interruptores por meio das assistentes virtuais como a do Google ou da Amazon. 

3. Lâmpada inteligente

Para aqueles que procuram por mais personalização em sua casa, as lâmpadas inteligentes são uma ótima escolha. 

Elas, usualmente, podem ser controladas por meio de aplicativos ou controles remotos. Nesses softwares, é possível mudar a tonalidade da luz, ajustar o seu brilho e, em alguns casos, até mesmo brincar com os tons RGB.

Elas também permitem a programação remota. Você não precisará se preocupar com apagar as luzes ao sair, já que pode fazer isso do seu celular, de qualquer lugar. Além disso, você pode programar para ter as luzes acesas quando voltar. 

4.  Fechadura digital com biometria

Quem já teve a experiência de ficar trancado do lado de fora da própria casa sabe a frustração que uma situação como essa pode gerar. 

A boa notícia é que já existem tecnologias para sanar esse problema, e uma delas é a fechadura digital, com biometria. 

Essa fechadura inteligente permite trancar portas com segurança, criando configurações de entrada para diferentes usuários. 

Dessa maneira, todas as pessoas que precisam do acesso têm ele garantido, com toda a segurança e praticidade que você procura. 

5. Central de controle infravermelho universal

O controle universal é um dos dispositivos mais comuns em casas smart. Ele possibilita o controle de dispositivos como a Tv, o aparelho de ar-condicionado, caixas de som e eletrodomésticos de outros cômodos. 

Com a central de controle infravermelho universal você pode ajustar o funcionamento de todos esses aparelhos antes mesmo de chegar em casa, por meio do seu aparelho móvel. 

smart home conclusao

Conclusão

As casas inteligentes já são parte do presente de muitas pessoas, oferecendo não só mais praticidade e comodidade, mas também segurança. 

Atualmente, existem diversas opções para tornar uma casa mais conectada, dentre elas destacamos as assistentes virtuais, os adaptadores de tomadas e as trancas digitais, controladas por biometria. 

Neste artigo, falamos sobre as vantagens de se ter uma casa inteligente e quais os dispositivos que podem ser usados para tornar o seu lar mais conectado. Esperamos que as informações tenham sido esclarecedoras! 

Buscando por treinamento ou certificação junto a ANATEL? Conheça nossos serviços!