Internet das Coisas Exemplos: 5 Inovações e Tecnologias

internet das coisas exemplos

Que nós estamos vivendo em meio a tecnologia e internet, todos sabemos. Mas você já ouviu falar em Internet das Coisas?

Sabe como ela funciona e impacta no nosso dia a dia? E mais, sabe como a internet das coisas pode ajudar na nossa vida?

A Internet das Coisas é um dos maiores exemplos da evolução tecnológica em que vivemos. Em inglês, Internet of Things (IoT) é uma referência à capacidade de diferentes tipos de “coisas” (objetos) conseguirem uma conexão com a internet. 

Essas coisas vão de uma maceta até carros que podem coletar e transmitir dados a partir da nuvem. 

Quer saber mais sobre IOT e a Certificação Anatel? Conheça a Master Certificações!

Internet das Coisas exemplos: Por que é importante entender?

A IoT tem se tornado uma das tecnologias mais importantes do século XXI já que estamos rodeados por sinais de internet e tudo que usamos está conectado a alguma rede, é fácil entender o porquê dessa importância.

Seja eletrodomésticos, carros, babás eletrônicas, relógios, tudo está ou pode estar conectado à internet por meio de dispositivos de alta tecnologia.

Isso transforma o meio de comunicação entre as pessoas e as coisas, as nossas casas, carros, empregos, tem se tornado cada dia mais inteligentes. 

O mais interessante da IoT é que é uma tecnologia relativamente de baixo custo, nuvem, big data, análise avançada e tecnologias móveis e com essa tecnologia é possível coletar e fornecer dados, podendo fazer gravações, monitoramentos e serem ajustados conforme a necessidade de cada um. 

Esses são apenas exemplos de internet das coisas.

Como funciona a internet das coisas?

Após a compreensão do que é a IoT, Internet das Coisas, é interessante saber como ela funciona!

Na Internet das Coisas, um objeto contém um dispositivo equipado com mecanismos que possibilitam uma conexão com algum tipo de rede – Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis (3G, 4G e 5G). 

Desde o seu surgimento, a IoT já passou por inúmeros processos de atualização para acompanhar as evoluções das tecnologias e métodos de funcionamento, principalmente em relação a Inteligência Artificial (IA).

Os objetos conseguem e podem acessar informações armazenadas na nuvem e se desenvolvem com um aprendizado com esses dados compostos na nuvem.

Esse processo é chamado Machine Learning, Aprendizado de Máquina.

Mas esses objetos também podem recorrer a outro tipo de processo, esse é chamado de Processamento de Linguagem Natural (PLN), onde os aparelhos conseguem até mesmo reconhecer linguagem escrita em idioma humano, comandos de voz e compreendem as solicitações realizadas.

como funciona internet das coisas

Internet das Coisas: exemplo na indústria

Os exemplos de internet das coisas vão além da nossa rotina em casa ou no carro, são uma tecnologia que se estende a tudo na nossa volta, até mesmo na indústria. 

Todas as empresas sentem necessidade de evoluir conforme o mercado, diminuir custos e ter processos simplificados e eficientes.

Conhecida como Indústria 4.0, é uma revolução da automação industrial. 

Na Indústria, é chamada de IIoT – Internet Industrial das Coisas. São inúmeras aplicações nos processos das indústrias capazes de controlar e monitorar o funcionamento das máquinas. Vamos observar exemplos de IIoT:

Internet das Coisas exemplos: prevenção

Para um bom andamento de uma linha de produção, não existe maior importância do que a prevenção. Veja alguns exemplos de internet das coisas neste caso:

  • Sensor de detecção de gás com notificação de emergência em gadgets
  • Sensor inteligente de presença

As indústrias que contam com essa tecnologia com certeza obtêm uma vantagem competitiva perante aos seus concorrentes, já que conseguem manter uma prevenção proativa de todos os seus equipamentos. 

Os sensores fornecem segurança aos colaboradores, avisos rápidos, eficazes e com precisão. 

Internet das Coisas exemplos – Produtividade

Essa é sem dúvidas uma das maiores motivações da conquista da IoT na indústria, gerar otimização da produtividade.

Com o uso dos sensores IoT é possível ter um banco de dados relacionando informações de uma máquina específica, assim a equipe de análise pode fomentar decisões baseadas em dados. 

Internet das Coisas exemplos no dia a dia

internet das coisas exemplos no dia a dia

Internet das Coisas exemplos – Smartwatches

Esse exemplo é com certeza um dos mais usados na Internet das Coisas.

Conectado aos smartphones, um Smartwatch pode notificar o recebimento das mensagens, dados calóricos, quilometragem, monitoramento cardíaco, entre inúmeros outros tipos de informações.  

Internet das Coisas exemplos – Smart Homes

As Smart Homes são as casas que utilizam de IoT para se comunicarem com os smartphones e computadores dos moradores.

Desta maneira, o morador pode controlar sua casa mesmo a distância.

São geladeiras inteligentes que reconhecem os produtos que estão dentro dela, avisam aos moradores quando devem reabastecê-la, por exemplo, televisores e iluminação controlados por comandos, etc. 

Internet das Coisas exemplos – Carros inteligentes

Entre as Internet das Coisas, os carros inteligentes são um dos objetos que mais produzem dúvidas em decorrência ao seu funcionamento.

Como possuem valores altos de para serem adquiridos, diferente dos outros objetos, poucas pessoas ainda podem ter um contato direto com eles.

Os carros inteligentes são veículos autônomos e graças a IoT eles se conectam aos smartphones, GPS, entre outros e podem trocar dados, otimizando trajetos, oferecendo segurança e agilidade. 

Certificação Anatel é com a Master Certificações. Saiba mais!

Conclusão

Conhecer exemplos de Internet das Coisas e saber como funciona é importante para conseguir compreender como a evolução da tecnologia impacta no cotidiano de cada um de nós.

São tecnologias que estão à nossa volta e transformando processos e metodologias, seja na indústria ou no uso pessoal e doméstico.

É necessário estarmos preparados para toda essa evolução e principalmente, saber reconhecer que ela está aqui para transformar nosso modo de viver.