Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar?

transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas é mais do que uma tendência que precisa entrar no radar dos gestores. Hoje, ela já é uma realidade palpável.

Uma pesquisa da Boston Consulting Group (BCG), realizada com mais de 200 empresas em todo o mundo, mostra que 61% das organizações participantes aceleraram seus projetos de transformação digital durante 2020. 

A pesquisa foi ainda mais fundo, revelando que a grande maioria dessas companhias  (96%) pretendem continuar acelerando os seus projetos de execução dentro dos próximos 24 meses. 

Percebe-se, portanto, que a necessidade de adaptação é latente, mas como empresas podem começar a aplicar os conceitos da transformação digital em seus modelos de negócios? 

É sobre isso – e muitos outros assuntos! – que este artigo fala. Continue acompanhando a leitura para descobrir o que é a transformação digital nas empresas e como aplicá-la corretamente. 

O que significa transformação digital?

Uma transformação digital digital é, em termos simples, a reestruturação de processos e paradigmas para adoção da cultura digital nos mais variados âmbitos de uma empresa. 

Ao contrário do que se pode pensar, a transformação digital não deve ser encarada como uma estratégia apenas para empresas voltadas para a tecnologia. 

Companhias de todos os ramos podem se beneficiar dos recursos digitais em suas operações para aumentar a sua produtividade e competitividade frente a um mercado que só cresce em concorrência. 

Apesar disso, a implementação da transformação digital requer dois grandes investimentos: um de tempo, para treinar todos os colaboradores e adaptá-los aos novos processos; e um de dinheiro, para a compra de tecnologias que efetivamente facilitem o trabalho. 

É importante frisar, no entanto, que a transformação digital nas empresas não é destinada apenas aos grandes conglomerados. Frisamos: esse é um movimento pelo qual todas empresas podem se beneficiar. 

Qual o impacto da transformação digital?

É fácil ver, nos mais variados aspectos da sociedade, o impacto que a transformação digital teve em melhorar processos e torná-los mais simples. Dentro do contexto empresarial, isso é ainda mais óbvio. 

Uma pesquisa realizada pela Coleman Parkes Research, uma consultoria especializada em dados para o mercado B2B, mostra que a transformação digital aumentou em 37% a receita de novos negócios, impulsionando também o fator competitivo das empresas em 69%. 

Quais os benefícios da transformação digital nas empresas?

Os benefícios da transformação digital nas empresas também são variados. O principal deles é, sem dúvidas, a quebra de paradigmas, a flexibilidade e a instauração de uma cultura baseada em inovação.

Mas, claro, as vantagens não se limitam a essas apenas. Elencamos algumas das principais na lista abaixo. Confira: 

  • Incentivo à multidisciplinaridade de equipes; 
  • Otimização da experiência do cliente; 
  • Produção de insights baseados em números; 
  • Mais assertividade na tomada de decisões; 
  • Fortalecimento da cultura empresarial; 
  • Consolidação de processos mais ágeis. 

Como aplicar a transformação digital na sua empresa?

Nenhuma empresa quer ficar para trás em tendências, não é mesmo? Sobretudo nas tendências que têm relação com a agilidade das operações e podem ser vantagens competitivas, como é o caso da transformação digital. 

Apesar disso, é importante lembrarmos que a implementação da transformação digital em empresas vai variar de acordo com os desafios que a sua companhia enfrenta. 

Existem, no entanto, três principais demandas que podem ser consideradas comuns à maioria das empresas. Explicamos mais sobre a aplicação da transformação digital em cada uma delas nos próximos tópicos: 

1- Operações

Você certamente já se perguntou como fazer as suas operações ficarem mais ágeis, não é mesmo? Infelizmente, não existe uma receita única, que pode ser seguida por todas as empresas. 

A aplicação de metodologias ágeis nas operações deve ser acompanhada de uma profunda mudança de mentalidade e de processos. Por isso, é importante ter em mente que seus colaboradores, por exemplo, precisarão de um treinamento e um tempo de adaptação à nova estrutura. 

2- Experiência do cliente

A experiência do cliente é uma tendência que tem crescido em importância nos últimos anos. Cada vez mais empresas preocupam-se com melhorar esse aspecto de suas operações a fim de alcançar uma base de clientes mais sólida e fiel. 

Atualmente, com a quantidade de competição que a maioria dos mercados enfrenta, melhorar a experiência do cliente não deve ser encarada como um luxo, mas uma questão de sobrevivência. 

Nesse sentido, a transformação digital pode ajudar nos seguintes aspectos: 

  • Melhorar a comunicação e a troca de informações; 
  • Agilizar as entregas da empresa; 
  • Tornar a jornada de compra mais simplificada; 
  • Gerar dados e insights para otimização de processos de venda. 

3- Modelo de negócio

A aplicação de novas tecnologias pode mudar completamente a maneira como a sua empresa faz negócios. Um bom exemplo disso é a Netflix. 

Enquanto essa era uma das maiores empresas de locação de filmes na década de 1990 e meados dos anos 2000, após um processo de transformação digital, a Netflix virou uma liderança no mercado de streaming, um segmento que não existia, mas que mudou a forma como a maioria das pessoas consome conteúdo.  

Quais os desafios para a transformação digital nas empresas?

Nenhuma grande mudança pode ser implementada sem uma boa dose de desafios, não é mesmo? 

Ainda usando dados da pesquisa promovida pela BCG, é possível notar que 70% das empresas têm dificuldades em implementar os conceitos da transformação digital na prática. 

Para 23,8% dos participantes de uma pesquisa promovida pela SambaTech, faltam profissionais qualificados para implementar essas mudanças. A falta de planejamento veio como a segunda principal razão, sendo mencionada por 20% dos entrevistados.

Enquanto isso, por último, está a falta de investimento, sendo apontada por 17,1% dos participantes.

Outra pesquisa, realizada pela  McKinsey Company Brasil, corrobora com tal cenário. O estudo descobriu que apenas 8% das empresas entrevistadas possuem profissionais capacitados para conduzir a transformação digital dentro do ambiente empresarial. 

Buscando por treinamento ou certificação junto a ANATEL? Conheça os serviços da Master.

Conclusão

Mais do que uma tendência para o futuro, a transformação digital nas empresas já é uma realidade que bate à porta de gestores de todo o mundo. 

Capaz de melhorar processos, otimizar a experiência do cliente e tornar as operações mais ágeis, essa transformação é uma mudança bem-vinda para muitas corporações, principalmente considerando-se a crescente competitividade nos mercados atuais. 

Apesar disso, essas mudanças apresentam desafios, sendo a falta de mão de obra especializada e o baixo investimento duas das principais razões para o atraso de implementação da transformação digital no contexto corporativo. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é a transformação digital nas empresas e como ela pode melhorar as suas operações. Para ler mais conteúdos como esse, acesse a aba de notícias do nosso site! 

Confira também a consultoria para Startup oferecida pela Master Certificações para te auxiliar no processo de certificação Anatel de forma rápida e simples!