Tecnologia na Educação: Confira os Benefícios, Tendências e Mercado!

tecnologia na educação confira benefícios

Todos os anos, mais inovações chegam para transformar o setor educacional. Por isso, a tecnologia na educação nunca esteve tão presente no dia a dia escolar. 

Novos comportamentos, como o uso de smartphones em sala, são indícios de que as metodologias tradicionais precisam passar por atualizações. Nesse sentido, é fundamental aprofundar nos debates que abordam as tendências tecnológicas para o segmento.

Seja do ponto de vista pedagógico, ou da perspectiva empresarial, o fato é que esses avanços apresentam inúmeras oportunidades para todos. Acompanhe a seguir o conteúdo que preparamos sobre o assunto. Confira! 

Precisa emitir sua Certificação Anatel? Veja como a Master pode te ajudar nesse processo!

Qual é o papel da tecnologia na educação?

Para compreender a importância da tecnologia na educação, precisamos falar sobre seu papel nesse contexto. Entre outras funções, ferramentas tecnológicas vem fortalecendo a conexão dos estudantes com o ambiente de aprendizagem. 

Ou seja, a sala de aula se transforma em um local atrativo, que se relaciona com os interesses dos alunos — nascidos em um meio totalmente digital. 

Além disso, o uso de tecnologias no meio educacional favorece a aproximação dos estudantes com o conteúdo lecionado. As ferramentas conseguem aumentar o engajamento e o compromisso dos estudantes com sua própria aprendizagem.

Por fim, o papel da tecnologia não afeta somente a rotina dos alunos. Também servem para facilitar o trabalho dos professores, que conseguem transmitir o conteúdo programático com mais clareza. 

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

Agora que você já entendeu o papel da tecnologia na educação, benefícios também precisam ser citados. Mesmo que a rotina em sala de aula se torne mais fluida e menos maçante, as ferramentas tecnológicas não substituem a relação de alunos e professores.

Isso porque, os docentes ficam responsáveis por mediar e acompanhar a aplicação dessas tecnologias de modo favorável ao processo de ensino. Quando isso é feito de forma eficiente, os benefícios colhidos são:

  • aulas interativas e dinâmicas;
  • personalização do ensino;
  • ajuda no desenvolvimento de habilidades distintas;
  • maior incentivo à criatividade;
  • melhor aproveitamento do tempo de aula;
  • crescimento na produtividade dos estudantes.

Quais são as tecnologias na educação?

tecnologia na educação quais são

Veja logo abaixo os diferentes recursos tecnológicos que podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

Ambientes virtuais imersivos

É possível oferecer experiências que misturem o mundo real com o virtual, por meio de imagens digitais e dispositivos de realidade aumentada. 

Tais ambientes imersivos promovem o aprendizado interativo entre os estudantes. Existem museus e parques, por exemplo, que apresentam tours virtuais 360º, para que alunos de todo o país consigam aprender e se divertir, sem precisar sair da sala de aula. 

Ferramentas de comunicação

São inúmeras ferramentas que facilitam a comunicação entre aqueles envolvidos no ambiente educativo. Redes sociais é um ótimo exemplo de como os alunos podem trabalhar os conteúdos vistos em sala de aula de maneira dinâmica e compartilhada.

Por outro lado, os aplicativos de mensagens instantâneas — WhatsApp, Telegram etc. — aproxima o contato entre as famílias e a escola, facilitando a troca de informações importantes. 

Ferramentas de trabalho

Qualquer aplicativo ou programa que ajude na realização de tarefas escolares e organização de arquivos. 

Recursos como o armazenamento em nuvem, ferramentas de edição de texto, foto, vídeo e áudio são bastante utilizados por alunos e professores, na hora de agilizar os processos educacionais.

Ferramentas de experimentação

As tecnologias usadas no ambiente escolar também contribuem para posicionar o aluno como protagonista da sua própria aprendizagem. 

Kits de robótica, plataformas de produção audiovisual e de programação são bons exemplos de ferramentas que estimulam a autonomia dos estudantes. 

Plataformas de aprendizagem

Os AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), são plataformas que possibilitam o compartilhamento de conteúdos entre os professores e alunos, de modo que seus desenvolvimento possa ser monitorado, de forma individualizada. 

Tendências da tecnologia na educação

O mundo inteiro está vivenciando a 4ª Revolução Industrial. Seus impactos e mudanças afetam todos os setores do mercado, inclusive o educacional. 

Contudo, a passagem de um modelo de ensino tradicional para um mais tecnológico não pode acontecer de forma brusca. Os novos formatos precisam de tempo para serem devidamente absorvidos, tanto pelos alunos quanto pelos docentes.

Nesse aspecto, já existem algumas inovações sendo implementadas nos ambientes escolares de todo o Brasil. As principais tendências são:

  • Big data e inteligência artificial: o uso de computadores capazes de armazenar imensas quantidades de dados proporciona o aprendizado personalizado. Cada aluno tem um ritmo de estudo, que pode ser otimizado conforme suas necessidades;
  • Realidade virtual e aumentada: representam a completa imersão em um ambiente que não existe. No contexto educativo, possibilita o aprendizado interativo, como a gamificação — utiliza a cultura para atingir objetivos específicos;
  • Internet das coisas: com a IoT, é possível fazer a interconexão entre objetos por meio da Internet facilita o gerenciamento de aulas remotas ou híbridas.

Como investir em tecnologia na educação no Brasil?

tecnologia na educação como investir

Até pouco tempo atrás, nosso sistema educacional era bem analógico. Porém, com a pandemia do Coronavírus e a implementação de medidas de distanciamento social, foram surgindo soluções tecnológicas que permitissem o ensino-aprendizagem de forma remota.

Nesse sentido, houve um forte crescimento de investimentos no setor de tecnologias voltadas para a educação. 

Diversos negócios de ensino à distância e de softwares voltados para a criação de ambientes virtuais, receberam apoio financeiros que ultrapassam os U$$200 milhões nos últimos anos. 

Então, se você pretende apostar nesse segmento, o momento não seria mais oportuno. 

Contudo, vale destacar que, para começar um negócio de tecnologias de comunicação no Brasil, é necessário regularizar os dispositivos e serviços oferecidos junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Esse órgão regulador é o responsável por garantir que as prestadoras estão oferecendo produtos e serviços de qualidade para os consumidores. Por isso, busque se informar sobre a Certificação Anatel antes de começar seu empreendimento no setor.

Conheça a Certificação Anatel da Master e descubra como obtê-la com rapidez, facilidade e simplicidade!

Conclusão

Como você viu, a tecnologia na educação está em amplo desenvolvimento no Brasil. 

Oferecem inúmeras vantagens para os estudantes e professores — interação em sala e realização de tarefas mais dinâmicas, por exemplo — e apresentam ótimas oportunidades de negócio. 

Porém, é indispensável procurar meios de regularizar qualquer negócio voltado para tecnologia, antes de iniciar as atividades no país. Isso pode ser feito junto à Anatel, com o auxílio de um OCD (Organismo de Certificação Designado).