Internet das Coisas e suas Aplicações na Educação [+Exemplos]

internet das coisas e suas aplicações na educação

A Internet das Coisas e suas aplicações na educação é um assunto em pauta neste momento de educação híbrida. Será que ela traz benefícios reais? Acompanhe o artigo e descubra!

Conheça a Certificação Anatel e veja mais informações da parte burocrática para certos dispositivos!

Internet das Coisas e suas aplicações na educação: Afinal, o que é IoT?

O que é a Internet das Coisas? A revista Forbes conceituou a tecnologia IoT como “a conexão de qualquer dispositivo com um botão liga-desliga para a Internet”. 

Smartphones, aplicativos de trânsito, veículos automotivos, diversos equipamentos podem se conectar com a internet por meio da IoT. 

Você já consegue imaginar qual o impacto da internet das coisas na sociedade, certo? E como a Internet das Coisas pode ser aplicada na educação? De diversas maneiras!

Como a Internet das Coisas pode ser aplicada na educação?

O processo de ensino-aprendizagem vem acompanhando a transformação digital. A inovação e a tecnologia invadiu a sala de aula e se tornou fundamental para qualquer instituição de ensino. 

A cada dia, vemos crescer a internet das coisas e suas aplicações na educação. Isso porque ela traz muitos benefícios, como:

  • Melhorias em gestão, governança e administração educacional;
  • Desenvolvimento profissional de professores;
  • Qualidade de ensino e aprendizagem.

Pensar na internet das coisas no dia a dia escolar é, portanto, ter uma visão orientada ao futuro. E onde podemos aplicar a Internet das Coisas? Como a Internet das Coisas pode ser aplicada na educação?

internet das coisas na educação

Aprendizagem interativa e apps educacionais

Como o aluno pode assimilar melhor o conteúdo neste novo modelo de educação híbrida viabilizada também com plataformas de e-learning?

Com a internet das coisas e suas aplicações na educação, como a aprendizagem interativa.

Com diferentes plataformas e mídias, o professor compartilha um conteúdo digital e deixa as aulas mais dinâmicas e interessantes.

Os alunos interagem entre si e com professores, participam de projetos colaborativos, tiram dúvidas e podem estudar o conteúdo que será trabalhado na sala de aula antecipadamente. 

Os apps educacionais cumprem bem esse papel de fomentar a interação dos alunos com os conteúdos e diversificar as possibilidades de aprendizado, mesmo a distância.

Um ponto de destaque é que eles permitem o uso de estratégias como a gamificação.

Cumprir desafios com criatividade, simulando um jogo? Parece o sonho de qualquer criança, mas é uma boa estratégia para qualquer idade.

Ter aplicativos próprios de comunicação entre instituição, pais e alunos também é uma ótima ideia. É a Internet das Coisas e suas aplicações na educação.

Esta tecnologia favorece o protagonismo do aluno, e o professor, ao invés de ser o detentor do conhecimento, assume o papel de mediador. É, sem dúvidas, um dos exemplos de IoT na educação.

Acessibilidade

É possível utilizar a internet das coisas no dia a dia, facilitando o aprendizado de portadores de necessidades especiais? Sim.

Existem dispositivos IoT e aplicações úteis de personalização das atividades para contemplar esse grupo de estudantes.

Esse é um dos exemplos de internet das coisas e suas aplicações na educação. Os alunos, ao terem acesso ao ensino facilitado, se sentem mais motivados e participativos no ambiente escolar.

Conexão entre espaços escolares

Qual o impacto da internet das coisas na sociedade? Inúmeros, conforme o ambiente em que ela é aplicada.

Mas uma palavra estará sempre presente quando falamos de internet das coisas no dia a dia: conexão.

Pense na internet das coisas na educação: uma visão geral. A primeira coisa que vem à cabeça é permitir novas interações entre alunos e professores, Mas pouco se sabe que ela é capaz de conectar todos os objetos e espaços existentes na escola. 

Basta um smartphone para que uma pessoa acesse o laboratório, verifique a disponibilidade de livros na biblioteca ou compre lanches na cantina. 

Essa integração gera dados importantes sobre hábitos e preferências dos estudantes, inclusive. Gestores, pais e professores podem acompanhar o desenvolvimento dos alunos a partir dessas informações e tomar melhores decisões.

Mais uma ótima demonstração da Internet das Coisas e suas aplicações na educação.

benefícios internet das coisas na educação

Segurança

Quando pensamos em internet das coisas, impacto no cotidiano e outras aplicações, a segurança é um tema comum. Na educação básica, isso ganha ainda mais importância, porque estamos lidando com menores de idade. 

Neste aspecto, como a Internet das Coisas pode ser aplicada na educação? De diversas maneiras:

  • Evitar incidentes inesperados com o uso de visão computacional, que pode disparar alertas aos coordenadores se um aluno estiver circulando no horário em que deveria estar na sala de aula ou em lugar inapropriado;
  • Observar o comportamento dos alunos com tecnologias de monitoramento, como a visão inteligente das câmeras;
  • Monitorar a localização dos alunos para saber se estão cumprindo as atividades obrigatórias do currículo.

Pense na internet das coisas: exemplos. Essas ações que acabamos de citar exemplificam a internet das coisas e suas aplicações na educação.

Elas também nos trazem uma noção de qual o impacto da internet das coisas na sociedade, não é mesmo?

Controle de insumos

No aspecto da gestão, também podemos pensar em internet das coisas, impacto no cotidiano. Quanto a escola gasta com insumos? A tecnologia IoT realiza um registro criterioso do consumo na instituição e faz previsões de custos. 

Isso contribui para aprimorar a gestão na educação, mas também o conforto dos alunos.

A partir de dispositivos instalados em geladeiras e despensas, é possível identificar a quantidade de produtos que saem daqueles espaços. 

Há, também, tecnologias mais modernas que realizam os pedidos de reposição de produtos diretamente dos dispositivos, com base na quantidade de itens armazenados.

Vamos pensar mais em internet das coisas: exemplos.

Exemplos de IoT na educação

Quais seriam os exemplos de IoT na educação na prática? 

Um deles é o uso das bibliotecas. Existe uma tecnologia muito moderna, chamada OrCam MyEye, que é utilizado como um óculo. Ela permite a leitura de qualquer livro de uma biblioteca por um usuário com deficiência visual, por exemplo. Seu usuário consegue também reconhecer rostos e identificar produtos.  

Ainda sobre internet das coisas e suas aplicações na educação, temos exemplos de promoção da acessibilidade.

Com o uso de um cartão especial conectado ao computador, o tamanho das fontes de um documento é ampliado automaticamente. O usuário portador de deficiência visual se torna mais independente.

Já pensou registrar a presença do aluno em sala de aula sem fazer a chamada? Existem algumas maneiras que fazer isso com a internet das coisas. 

Há tecnologias que reconhecem os dispositivos conectados à rede Wi-Fi da escola. Outras identificam alunos por câmeras com sensor de identificação facial.

Há, ainda, um conjunto de receptores e transmissores de sinais que, ao fazer a triangulação da sala de aula, identificam a presença do smartphone do aluno.

A internet das coisas causa impacto no cotidiano escolar de diversas maneiras. Os exemplos de IoT na educação são inúmeros, e a escolha pelas tecnologias depende unicamente do gestor da instituição.

Confira como funciona a Certificação Anatel e obtenha mais informações sobre a certificação de tecnologias.

Conclusão

A Internet das Coisas e suas aplicações na educação são fruto da inovação do ambiente escolar. Ela pode servir para acessibilidade, segurança, aprendizagem interativa e muito mais!