IoT na Indústria: O que é, Benefícios e 4 Aplicações

iot na indústria

A IoT na Indústria já é uma realidade. A internet das coisas no âmbito industrial vem para integrar e otimizar operações em toda a cadeia produtiva. 

É mais um aspecto de modernização do negócio, assim como a profissionalização perante as agências reguladoras da atividade econômica.

Confira com a gente o que é IIOT ou Internet das Coisas Industrial!

Confira a consultoria em processos de Acreditação da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 da Master Certificações!

IoT na indústria: O que é?

A IoT na indústria é a aplicação da internet das coisas no ambiente industrial. E o que é IoT? A conectividade entre dispositivos e sistemas que, por meio de sensores, trocam informações entre si.

Na indústria (IIoT), a internet das coisas une máquinas inteligentes e análise de dados avançada. O objetivo é desenvolver sistemas mais eficientes e ágeis que monitoram, coletam, alteram, analisam e entregam dados fundamentais para decisões rápidas e certeiras.

internet das coisas indústria

Diferença entre Iot e IIoT

A única diferença entre IoT e IIoT é a abrangência. Como você acabou de ver, IoT é a conectividade entre dispositivos e sistemas. Ela pode ser aplicada em uma residência, em um escritório e em uma indústria. Neste último caso, seria a IoT na Indústria (ou IIoT).

Benefícios da IoT na indústria

Compreendido o conceito de IoT na indústria (ou IIOT), podemos imaginar que ela traz muitas vantagens, certo? O que a IoT traz de benefício para a indústria? Listamos a seguir:

  • Menos custos: um dos benefícios da IoT na indústria é a redução de desperdícios, atrasos e falhas. Essa melhoria nos processos fabris provoca uma redução de custos, além de maior lucro. A IIoT também informa sobre a necessidade de manutenção nas máquinas, diminuindo o gasto com aquisição de novos equipamentos.
  • Tomada de decisões fundamentada: com a interconexão de todo o processo fabril, os executivos conseguem ter muitos dados relevantes. A partir da análise das informações, têm uma visão global do desempenho da indústria e podem tomar melhores decisões.
  • Menos acidentes: o controle das máquinas à distância, possibilitado pela IoT na indústria, aumenta a segurança dos colaboradores. Com a menor exposição ao risco, há menos acidentes. É um dos grandes benefícios da IoT na indústria.
  • Diagnósticos aprimorados: os sensores nas máquinas possibilitam detecção e análise de fatores internos e externos da produção. Isso permite uma análise mais completa do processo.
  • Controle da produção: a IIoT promove a comunicação das máquinas ao servidor central em tempo real. Isso traz maior controle da produção a partir dos dados fornecidos.

Para entender melhor os benefícios da IoT na indústria, é preciso saber como ela se aplica na prática! 

4 aplicações do IoT na indústria

Como a IIoT aprimora o controle da produção? Quanto à redução de custos, o que a IoT traz de benefício para a indústria? Veja exemplos de IoT nas empresas do segmento industrial e entenda a IoT na prática!

Substituição de mão-de-obra em processos repetitivos

Você sabe como a IoT pode influenciar a automação industrial? A automação IoT é focada em eliminar processos repetitivos, retirando o trabalhador de uma atividade braçal e o substituindo por máquinas. Esse profissional pode ser realocado em uma atividade estratégica. 

Então, a IoT na prática pode eliminar postos de trabalho que não agregam valor. É um dos exemplos de IoT no dia a dia da indústria.

Redução de manutenções corretivas

No chão de fábrica, algumas manutenções corretivas ocorrem por desatenção ou por falta de um planejamento de manutenções.

Quando utilizamos IoT na indústria avançada, um sensor inteligente pode detectar quando deve ser feita a manutenção preditiva. 

É um dos exemplos de IoT nas empresas industriais que promovem a redução de custos. Afinal, uma máquina parada interrompe a produção, e a manutenção corretiva costuma ser mais custosa.

Monitoramento da produtividade dos equipamentos

Como a internet das coisas pode contribuir para a indústria? De diversas maneiras, mas uma delas diz respeito ao aumento da produtividade. A IoT na prática monitora toda a produção fabril e recolhe dados para permitir uma tomada de decisões fundamentada.

Com essas informações de produtividade, o gestor consegue ver, por exemplo, se precisa de mais pessoal, mais automação IoT, ou outra ação para melhorar os processos. 

Prevenção de acidentes

Prevenir acidentes é um dos exemplos mais relevantes de IoT nas empresas do segmento industrial. Afinal, estamos lidando com a saúde e a segurança dos profissionais. E como é a IoT na prática de prevenção de acidentes? 

Que tal um sensor inteligente de presença para impedir o acesso a locais perigosos? Ou um sensor de detecção de gás? Os sensores de temperatura podem monitorar a temperatura para evitar acidentes com fornos superaquecidos. 

Esses exemplos de IoT no dia a dia podem, inclusive, mudar a percepção do mercado quanto ao seu negócio.

Como funciona a IoT na indústria avançada?

A IoT na indústria avançada possui diversas aplicações. A automação IoT elimina processos repetitivos, contribui para a manutenção de equipamentos e muito mais.

É importante lembrar que esta indústria é a introdução da tecnologia da informação nas fábricas. O foco da IoT na indústria avançada é, assim, desenvolver ou aprimorar máquinas, utilizando-as para coleta e análise de dados, rastreamento de produção e outras funções.

Por isso, podemos citar outros exemplos de IoT no dia a dia da indústria avançada, como:

  • Controle de posição, movimento e velocidade de equipamentos industriais;
  • Otimização da produção e das operações como um todo;
  • Acompanhamento de informações de entrada e saída;
  • Monitoramento de consumo energético;
  • Melhorias na área de cibersegurança;
  • Controle de estoque etc.
como funciona iot na indústria

Quais os ganhos que a Indústria 4.0 possui ao utilizar as IoT?

Antes de entender os benefícios da IoT na indústria 4.0, pergunte-se: qual a diferença entre Indústria 4.0 e IoT?

Como explicamos, a IoT na Indústria é a conexão entre dispositivos no chão de fábrica. A Indústria 4.0 utiliza diversas tecnologias para digitalizar seus processos industriais e ter mais visibilidade e eficiência. Uma dessas tecnologias é exatamente a internet das coisas.

Diante disso, quais os ganhos que a Indústria 4.0 possui ao utilizar as IoT? A IIoT possibilita a indústria 4.0 conectar dispositivos, dados, máquinas e pessoas para impactar positivamente a produção. 

Com isso, os executivos podem aproveitar todos os benefícios que já citamos da IoT na indústria. Não à toa, ainda em 2017, já tínhamos 86% das indústrias implantando sistemas, dispositivos e soluções IIoT.

Como a internet das coisas pode contribuir para a indústria?

A internet das coisas contribui de diversas maneiras para a indústria. No Brasil, já vemos soluções de controle de estoque e controle de máquinas. Há dispositivos voltados para otimização de operações e monitoramento de equipamentos. Até acompanhamento em tempo real da entrega de matéria-prima já existe!

Em suma, a IIoT pode ser aplicada atualmente no processo de produção e no processo de logística. São soluções para diversos problemas que trazem inúmeros benefícios, como redução de custos e maximização dos lucros.

Na indústria avançada, os processos inovadores e baseados em IoT devem ser acompanhados por certificações. Elas são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos na Indústria 4.0.

Confira um pouco mais sobre a Certificação Anatel e converse com um especialista da Master Certificações!

Conclusão

A IoT na indústria é mais um passo da transformação digital. Utilizar dispositivos e sistemas conectados entre si é prezar pela coleta de dados em tempo real. Uma boa análise pode levar o gestor industrial a tomadas de decisão mais fundamentadas.

O resultado é um só: alavancar os resultados do negócio!