Certificação de Produtos: O que é, Para que Serve, Como Fazer!

certificação de produtos o que é

Comercializar algo no mercado não é uma tarefa simples. Trata-se de um processo bem complicado, que exige o cumprimento de regras para que tudo seja realizado conforme as normas reguladoras. Uma delas é a certificação de produtos.

Existem muitas dúvidas acerca do assunto; afinal, há tipos de regulamentações diferentes para cada produto. O Inmetro e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por exemplo, são órgãos responsáveis por homologar diversas mercadorias no Brasil. 

Porém, antes de buscar entender qual dessas certificações seu negócio precisa, você deve descobrir se há a necessidade de passar pelo procedimento. Continue acompanhando a seguir e confira!

Entenda como funciona a Certificação Anatel e saiba como a Master pode ajudar sua empresa!

O que é certificação de produtos?

Todos os produtos vendidos no Brasil, precisam atender às exigências de segurança, performance e padrões de qualidade nacionais. 

Nesse sentido, a certificação de produtos garante que a mercadoria passou por todos os processos de avaliação dos órgãos reguladores. Com isso, ela pode ser vendida em território nacional e exportada. 

Certificação de produtos: para que serve?

Na prática, a certificação representa um selo de garantia para o consumidor. Quando ele adquire um produto certificado, tem a certeza de que se trata de um item seguro para uso e com alta qualidade. 

Quais são os tipos de certificações de produtos?

certificação de produtos tipos

Não são todos os produtos que necessitam de uma certificação. Mas, antes de explicarmos como você descobre se a sua mercadoria precisa dessa regulamentação, entenda os principais tipos de certificação profissional abaixo. 

Certificação Anatel

Esse tipo de certificação é obrigatório para todos os aparelhos de telecomunicação comercializados no Brasil. Ela serve para proteger o consumidor e garantir sua segurança ao utilizar produtos, como celulares, baterias, aparelhos USB, relógios inteligentes etc.

Dessa forma, qualquer empresa que deseja vender produtos eletroeletrônicos em território nacional, só poderão começar suas atividades após a emissão do Certificado de Conformidade Técnica. 

Certificação de produtos Inmetro

Feita pelo organismo nacional Inmetro, essa certificação é obrigatória para todos os produtos que, caso estejam irregulares, podem trazer danos à saúde e à segurança do consumidor. Veja quais são as categorias a seguir.

Certificação compulsória

Obrigatória para eletrodomésticos, brinquedos e outros itens que serão lançados para o público. Normalmente, a lista inclui qualquer mercadoria que possa representar algum risco à saúde do consumidor, caso esteja em situação irregular:

  • aparelhos de ar-condicionado;
  • ventiladores;
  • baterias automotivas;
  • eletrodomésticos, como fogões;
  • lâmpadas, disjuntores e tomadas;
  • luminárias públicas e outros. 

Certificação voluntária

Existem alguns produtos que não precisam ter a certificação do Inmetro, mas, ainda assim, pode ser solicitada pelo órgão. Isso porque, não representam grandes riscos à integridade física do consumidor. Confira abaixo a lista de produtos com certificação voluntária:

  • água mineral e outras bebidas;
  • produtos de informática;
  • vidros temperados planos;
  • mangueiras de incêndio e outros.

Certificação de conformidade

Esse documento é emitido pela CGA (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, que comprova a qualidade de um sistema, processo ou serviço prestado por determinada empresa. 

A organização deve passar pelas etapas de avaliação estabelecidas pelo órgão, a fim de receber a certificação e ter suas atividades liberadas para o público. 

Avaliação do fornecedor

Empresas que desejam credenciar seus fornecedores precisam orientá-los a conseguir a certificação de Avaliação do Fornecedor. 

Uma vez que a matéria-prima é fundamental para que a instituição realize suas atividades no mercado, seus fornecedores também devem seguir os padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelas agências reguladoras.

Certificação de qualidade ISO

A certificação ISO (Organização Internacional para Padronização), visa estabelecer normas de padronização para sistemas, a fim de garantir a qualidade dos produtos fabricados em diferentes segmentos do mercado. 

ISO 9000

Série de normas e padrões que auxiliam as empresas a implementar procesos de SGQ (Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade), que inclui:

  • ISO 9001: refere-se à qualidade dos processos internos da organização;
  • ISO 9004: determina as condutas necessárias para o sucesso do empreendimento;
  • ISO 19011: indica que a empresa possui orientações para auditorias e sistemas de gestão.

ISO 14000

Indica que a instituição possui um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) de qualidade. Ou seja, representa a preocupação da organização com o meio ambiente, bem como suas responsabilidades ambientais. 

ISO 17025

Determina que a organização é capaz de realizar seus processos com precisão, gerando resultados de altíssima qualidade. 

ISO 50001

Atesta que a instituição possui uma gestão responsável por implementar estratégias de redução no consumo de energia. 

Seu produto precisa ser certificado na Anatel?

Para saber se sua empresa necessita da certificação de produtos, como da Anatel, é preciso consultar os critérios estabelecidos pela agência. Isso porque, o órgão não possui uma lista definida de itens. São eles:

  • tecnologia: envolve todos os aparelhos que usam de tecnologias de rede sem fio, como wi-fi, bluetooth e transmissão de rádio;
  • componentes: engloba equipamentos com cabos e conectores essenciais para sistemas de comunicação, além de baterias e carregadores.

Como fazer a certificação de um produto na Anatel?

certificação de produtos como fazer

Primeiramente, você precisa contatar um OCD (Organismo de Certificação Designado). São empresas autorizadas pela Anatel a orientar outras instituições no processo de certificação de seus produtos. São eles:

  • definição do produto a ser certificado;
  • elaboração dos Requisitos Técnicos de Ensaio, conforme estipulado pela Anatel;
  • escolha do laboratório indicado pela OCD para a realização dos testes de qualidade;
  • envio dos documentos exigidos — requerente da certificação, produto e fabricante;
  • avaliação da conformidade dos documentos enviados;
  • envio da documentação para a emissão do Certificado da Anatel;
  • publicação do certificado da Anatel.

Como fazer homologação na Anatel de forma rápida e segura?

Conforme explicamos acima, você deve entrar em contato com um OCD. A Master é um organismo autorizado pela Anatel, que ajudará os produtos do seu negócio a entrar em conformidade com as normas de segurança e qualidade estabelecidas pela agência. 

Todo o processo é realizado de forma rápida, segura e sem dores de cabeça.

Descubra como a Master pode auxiliar seu negócio no processo de Certificação Anatel!

Conclusão

Viu como a certificação de produtos é necessária para garantir a qualidade no mercado brasileiro? Cada certificação envolve uma série de regras diferentes. 

Entretanto, todas servem para garantir que o consumidor está adquirindo produtos e serviços de qualidade e seguros para o uso.

Quer aprender ainda mais com a Master? Confira o artigo sobre Smart Home e descubra as tendências do mercado!