Rede sem Fio: Como Funciona a Homologação Anatel?

rede sem fio

Você já ouviu falar ou sabe o que é uma rede sem fio? Talvez você entenda o conceito mais do que imagina. 

Aprenda no artigo a seguir e saiba tudo sobre as inovações de rede e demais informações em Certificação Anatel.

O que é a rede sem fio?

Ela é uma rede que utiliza ondas de rádio para conectar aparelhos eletrônicos como celulares ou notebooks à Internet ou a uma rede empresarial e as suas aplicações específicas. 

Você já deve ter ouvido falar sobre isso com a palavra Wireless. 

Seu conceito é utilizar apenas essas ondas e não uma fiação para a conexão com a Internet ou entre uma rede, inovando o acesso para um processo mais moderno, sem o uso de cabos. 

Qual a diferença da Internet com fio e sem fio?

A palavra de ordem é sempre modernizar para gerar maiores facilidades tecnológicas e de conexão. 

É disso que se trata a rede sem fio: um conceito moderno que permite que os dispositivos se conectem a uma rede, mesmo sem estarem em conexão com nenhum cabo.

Os que são chamados “access points”, em português pontos de acesso, amplificam os sinais de Wi-Fi para que um dispositivo eletrônico consiga conexão mesmo longe do roteador, permanecendo com acesso à rede. 

Por exemplo: quando você utiliza o Wi-Fi do aeroporto ou qualquer outro local público, está conectado a uma rede sem fio. 

Uma rede com fio necessita o uso de cabos para conectar os dispositivos à internet ou qualquer outra rede, como acontece em computadores mais antigos, de mesa. 

Esse tipo de rede tem algumas desvantagens em comparação a uma sem fio, como por exemplo a necessidade do dispositivo estar conectado a um roteador. 

As redes com fio geralmente utilizam cabos conectados a uma porta Ethernet do roteador de rede e ao dispositivo que será utilizado.

No início, uma rede sem fio era tida como mais lenta e instável, e, portanto, insegura perante às redes convencionais. 

Porém, com o avanço da tecnologia e constantes melhorias de seu conceito, essa instabilidade diminuiu e as variações de velocidade também. 

Benefícios de utilizar a rede sem fio

Existem muitos benefícios que podem ser obtidos através do uso desse tipo de rede.

Confira os principais!

Praticidade

Com seu uso, você poderá utilizar os recursos da rede em qualquer área coberta por ela ou com acesso Wi-Fi. 

benefícios da rede sem fio

Mobilidade

Você pode acessar a rede sem necessariamente estar sentado à uma mesa do escritório. 

Tanto você quanto os funcionários da sua empresa podem desfrutar de um acesso mais fácil e mobilizado. 

Maior facilidade de instalação

Sem a necessidade de conectar fios, a instalação dessa rede é muito mais rápida, prática e econômica.

Possibilidade de expansão

Você poderá expandir a cobertura da sua rede com muito mais facilidade do que teria se desejasse expandir uma com fio, que requer fiação adicional.

Produtos de rede sem fio mais utilizados

Para compor esse tipo de rede, existem equipamentos básicos que serão sempre necessários: 

  • Roteadores
  • Access points
  • Switches. 

Esses são os produtos básicos das redes sem fio, que possibilitam que equipamentos diferentes se conectem a ela e consigam se comunicar entre si e também com demais redes.

Como implantar uma rede sem fio?

Se você chegou à conclusão de que implantar essa rede é a melhor solução para as suas necessidades, você poderá então escolher como próximo passo entre três diferentes tipos de implantação: centralizada, convergente ou implantação na nuvem. 

Na implantação centralizada, que é a mais comum no sistema de rede sem fio, se consolida a rede, facilitando assim as atualizações necessárias e habilitando funções sem fio avançadas. 

Os controladores são instalados de forma central. Essa implantação é muito utilizada em campus de universidades, por exemplo, onde os prédios costumam ficar próximos um do outro.

Na implantação convergente, existe a possibilidade de consistência nas conexões com ou sem fio. Ideal para locais menores, a implantação converge a conexão com ou sem fio em um único dispositivo de rede, sendo ele um switch de acesso que irá desempenhar uma função dupla: a de switch e também de controlador sem fio.

O sistema de implantação na nuvem utiliza a nuvem para fazer o gerenciamento de dispositivos de rede que estão implantados no local, em lugares distintos. 

Essa implantação necessita dispositivos gerenciados na nuvem Cisco Meraki, que ofereçam uma visão total da rede por meio de painéis.

Como funciona a homologação de produtos de rede sem fio?

A homologação de produtos dessa rede é de responsabilidade da Anatel. 

Esse processo determina que um produto passou por todos os testes exigidos e foi considerado apto de acordo com as normas brasileiras, sendo adequado e compatível com o sistema brasileiro de telecomunicações.

anatel

A homologação é um procedimento exigido obrigatoriamente para todo e qualquer produto de telecomunicação no Brasil. 

Realizada pela Anatel através de um Organismo de Certificação Designado, a homologação é a etapa final do processo de adequação de um produto aos padrões de qualidade exigidos.

Entre no site e saiba mais a respeito de todas as etapas do processo de Certificação Anatel.

Conclusão

Agora você já sabe que rede sem fio é um avanço da tecnologia para proporcionar a facilidade do acesso à rede, utilizado principalmente para empresas, podendo ser prático, econômico e oferecendo diversas vantagens para quem precisa de conexão.

Avalie todos os prós e instale uma rede sem fio na sua empresa, promovendo maior praticidade a você e aos seus funcionários.