Anatel Wifi: Velocidade, Aparelhos e Como Homologar na Anatel

anatel wifi

Todos os equipamentos de telecomunicação comercializados no Brasil precisam ser homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse procedimento visa garantir a qualidade e segurança dos produtos, até mesmo equipamentos de rede sem fio precisam receber o selo da Anatel wifi.

Para ser homologado o produto deve passar por testes, e o procedimento é realizado pela Anatel através de um Organismo de Certificação Designado (OCD).

Após passar em todos os testes, o OCD emite um Certificado de Conformidade, garantindo que todas as especificações daquele equipamento estão corretas.

Entenda melhor quais são as especificações para obter o selo anatel wifi com esse artigo completo que preparamos para você, confira!

O que a Anatel diz sobre Wi-fi?

Quando se trata do wifi, a agência considera que a distribuição do sinal depende totalmente das condições físicas do canal sem fio.

Isso significa que muitos fatores podem interferir na qualidade do sinal e deixar a internet mais lenta.

Para obter maior qualidade nessa distribuição, utilize somente equipamentos homologados, pois assim você estará utilizando um produto certificado pela Anatel.

Velocidade de wifi: Como deve ser?

A velocidade do wifi deve suportar até 1 Gbps, enquanto a velocidade da  internet fixa pode chegar a até 10 Gbps.

No entanto, geralmente essas velocidades são bem acima ao que é contratado nas residências, sendo mais que suficiente para a distribuição do sinal no local.

O que pode contribuir na redução da velocidade, além da qualidade do roteador, é a maneira que ele é usado e como foi instalado.

Até mesmo o posicionamento do roteador interfere, se ele estiver próximo a objetos metálicos ou houver paredes entre os cômodos de uso da rede, pode haver interferência do sinal.

Outro fator em relação à velocidade é sobre a quantidade de pessoas que utilizam a rede simultaneamente.

Pois, enquanto um aparelho conectado estiver fazendo um download, por exemplo, os demais podem receber menos velocidade.

Qual resolução da Anatel sobre velocidade de internet?

De acordo com Resolução 574/11 da Anatel, as operadoras de internet banda larga devem entregar ao menos 80% da taxa de transmissão média mensal.

Em 2011 a Anatel publicou a Resolução 574 de 28 de outubro de 2011, onde estipulou que as operadoras de internet banda larga deviam garantir a entrega de:  

  • 60% da velocidade média mensal contratada.
  • 20% da velocidade instantânea (que pode ser medida pontualmente).

Porém, em 2014 houve uma alteração que até o momento está em vigor, sendo que atualmente as operadoras são obrigadas a entregar:

  • 80% da velocidade média mensal contratada.
  • 40% da velocidade instantânea.

Anatel Wifi: Aparelhos wifi que precisam homologação Anatel

aparelhos wifi homologação anatel

Conheça agora os principais aparelhos wifi que devem ser certificados pela Anatel para poderem ser comercializados no Brasil.

Cabos Ópticos e Fibras Ópticas

Os cabos ópticos e as fibras ópticas são equipamentos transmissores de dados através da luz, sendo que a fibra óptica é a principal tecnologia usada por grande parte das operadoras.

A certificação é baseada em Ensaio de Tipo e alguns itens devem passar por Avaliação Periódica do Produto e do Sistema de Gestão Fabril a cada 1 ano.

Alguns itens que fazem parte dessa classe de produtos são:

  • Cabos de Fibras Ópticas,
  • Cabo Óptico Terrestre Marinizado;
  • Cabo OPGW;
  • Cabo Óptico Híbrido, entre outros.

Cabos Para Transmissão de Dados

Os cabos para transmissão de dados, precisam de certificação baseada em Ensaio de Tipo e Avaliação Periódica do Produto e do Sistema de Gestão Fabril a cada 1 ano, e eles podem ser:

  • Cabo de Transmissão de Dados sem blindagem, ou;
  • Cabo de Transmissão de Dados com blindagem

Conectores

Os conectores são diversas peças com a função de conectar os equipamentos, como o modem ao roteador, por exemplo.

A certificação desses produtos é baseada em Ensaio de Tipo, e alguns exemplos de conectores que precisam de homologação são:

  • Bloco Terminal de Distribuidor Geral (BT-DG);
  • Bloco Terminal de Rede Externa (BT-RE);
  • Bloco Terminal de Rede Interna (BT-RI);
  • Caixa Terminal Óptica Aérea;
  • Caixa Terminal Óptica Subterrânea, entre outros.

Splitter

Os Splitters são componentes passivos de rede óptica que funcionam como distribuidor do sinal óptico, muito úteis na rede wifi.

A certificação deles é baseada em Ensaio de Tipo com Avaliação Periódica do Produto e do Sistema de Gestão Fabril a cada 1 ano.

Os modelos que devem ser certificados são:

  • Filtro xDSL – Splitter de Central;
  • Filtro xDSL – Splitter Residencial;
  • Filtro xDSL – Microfiltro Residencial;
  • Filtro xDSL – Splitter para Telefonia Pública.

Como são muitos os equipamentos que devem ser homologados pela Anatel wifi, você pode consultar a lista completa clicando aqui.

Como registrar equipamento wifi na Anatel?

Para conseguir o registro do equipamento wifi na Anatel é preciso obter o certificado de Conformidade e depois, entrar com o pedido de homologação no órgão.

A empresa que precisa da certificação de produto deve contratar um OCD, que irá recomendar um laboratório habilitado pela Anatel para realizar os ensaios e testes, conforme as especificações de cada produto.

Se o produto estiver em conformidade com os pré-requisitos, o OCD expede o certificado e a empresa pode dar andamento no processo de homologação junto à Anatel.

certificação anatel wifi

Faça sua certificação Anatel com a Master!

Na hora de escolher OCD para obter a certificação Anatel, conte com a experiência de quem atua há mais de 15 anos com transparência, visando o melhor custo-benefício para seus projetos.

Saiba como a Master ajuda você a conseguir a Certificação Anatel!

Conclusão

Agora você já sabe como é importante obter a homologação Anatel wifi antes de comercializar produtos do setor de telecomunicações.

Como a listagem desses produtos é atualizada periodicamente pela agência, mantenha-se sempre atualizado para não correr o risco de ficar irregular.

Aqui na Master Certificações, além de te ajudar a obter seu Certificado e dar andamento no processo de homologação, mantemos você sempre informado com as novidades.

Mantenha os produtos da sua empresa regularizados para evitar problemas como apreensões de bens, multas e outras sanções.

Conte com a Master para se manter atualizado, nossos conteúdos te ajudam a ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado de telecomunicações.