Dispositivos Casa Inteligente: Como Abrir Negócio no Mercado?

dispositivos casa inteligente o que é

Você já considerou abrir um negócio no segmento de dispositivos de casa inteligente? De acordo com a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), a procura por gadgets inteligentes pode aumentar até 2023. 

Isso porque, além das comodidades que essas tecnologias podem proporcionar à população, há uma lei de incentivos e benefícios tributários para dispositivos IoT (Internet das Coisas). Ótima notícia, não é?

Trata-se de um cenário favorável a novos negócios no ramo das inovações tecnológicas. Quer aprender tudo sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo que preparamos a seguir!

Conheça sobre a Certificação Anatel e quais os passos para obtê-la com a Master!

O que é um dispositivo de casa inteligente?

Englobam todos os aparelhos eletrônicos que operam com base na IoT, a fim de dar mais praticidade e facilidade ao dia a dia da população. 

Na prática, são aqueles dispositivos que tornam o ambiente residencial mais automatizado, como Smart TVs, geladeiras inteligentes, climatizadores com controle remoto, alarmes de segurança, iluminação automática e outros. 

Como uma casa inteligente funciona?

dispositivos casa inteligente como funciona

As casas inteligentes funcionam por meio de aparelhos inteligentes, conectados à Internet. Dessa forma, os moradores de uma casa automatizada conseguem controlar diversos aspectos da residência remotamente:

  • iluminação;
  • irrigação do jardim;
  • climatização interna;
  • alarme de incêndio;
  • sistema de som.

Tudo é monitorado e configurado por meio de uma central permanente autorizada. Com isso, qualquer imprevisto pode ser solucionado facilmente; basta indicar o erro ao sistema. 

Qualquer espaço da casa pode ser transformado em um ambiente inteligente. Para isso, é necessário ter, pelo menos, dois dispositivos conectados à web. 

Dispositivos de casa inteligente: Como montar um negócio nesse mercado?

Conforme dissemos inicialmente, as tendências de crescimento para o setor das smart homes são bastante promissoras. Isso representa uma excelente oportunidade para novos negócios surgirem e se estabelecerem no mercado.

Contudo, para abrir um empreendimento no ramo de automação residencial, é importante seguir alguns protocolos. Primeiramente, defina seu público-alvo, o nicho de atuação, a equipe que trabalhará com você e os produtos que oferecerá aos clientes.

Depois, é indispensável regularizar a mercadoria junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Essa homologação é mandatória para todos os aparelhos de comunicação, assim como os periféricos fundamentais para seu funcionamento. 

Essa certificação visa garantir que todos os produtos comercializados para os consumidores, seguem os padrões de qualidade e segurança estipulados pela agência.

Por outro lado, se você deseja começar a investir nesse mercado, mas ainda não tem a expertise necessária para abrir o próprio negócio, talvez valha a pena apostar nas franquias.

Consiste em um modelo de negócio que envolve menos riscos, processos burocráticos e menos conhecimento técnico do investidor. 

Afinal, a empresa já existe no mercado e possui um planejamento estratégico desenvolvido. Sendo assim, tudo o que você precisa fazer é entrar com o capital. 

Dispositivos de casa inteligente: Tendências para o futuro

Mais acima, falamos sobre o estudo da Aureside. A pesquisa indica um possível crescimento no mercado de dispositivos inteligentes de 20% até 2023

Para complementar essa projeção, outra pesquisa feita pela Business Insider aponta que a indústria IoT obterá um lucro de mais de 2,4 trilhões de dólares, até 2027. 

Frente a essas informações, é seguro afirmar que o negócio de dispositivos de casa inteligente é uma forte tendência de negócio para organizações de segurança, redes e telecomunicações. 

Quais dispositivos inteligentes existem? 4 que não podem faltar!

dispositivos casa inteligente quais existem

Veja mais abaixo uma lista com os produtos inteligentes mais populares do mercado, e que não podem faltar em uma casa automatizada. 

1. Assistentes de voz

Já imaginou configurar o alarme, se informar sobre o trânsito ou a previsão do tempo, tocar músicas ou ligar lâmpadas e aparelhos domésticos por voz? 

Tudo isso é uma possibilidade bem real com os dispositivos de assistente de voz, como Alexa (Amazon), Siri (Apple) e o Google Home. Outras funções incluem responder perguntas diárias e verificar a agenda particular. 

2. Lâmpada inteligente

Controlar a intensidade e frequência de iluminação dos cômodos da residência já é para uma realidade com lâmpadas inteligentes. 

Esse recurso ajuda a economizar no gasto de energia e permite personalizar as cores das luzes, a fim de deixar o ambiente mais confortável. 

Além disso, existem modelos que são compatíveis com os comandos por voz. Assim, você consegue programar a lâmpada para “acender suavemente” ou ligar e desligar em horários específicos do dia. 

Empresas como Philips e Positivo comercializam produtos do tipo no Brasil. Todos eles podem ser conectados ao Google Home ou à Alexa. 

3. Aspirador de pó

Outro em nossa lista de dispositivos de casa inteligente, os famosos “robôs aspiradores” caíram no gosto popular nos últimos anos. 

Esses aparelhos são capazes de fazer a limpeza automática do chão. Seus sensores antiqueda permitem que o dispositivo identifique possíveis obstáculos no ambiente. 

Para configurar o aspirador corretamente, é necessário traçar o caminho pelos cômodos da casa por meio de um aplicativo no smartphone.

4. Detector de alarme de incêndio

Um detector de incêndio inteligente funciona conectado à rede wi-fi. Dessa maneira, ele recebe as informações do ambiente por meio de um smartphone. Portanto, é o dispositivo ideal para prevenir acidentes que possam colocar em risco a saúde da família. 

O que você precisa para certificar dispositivos de casa inteligente?

Você viu nos tópicos anteriores que é obrigatório homologar todos os dispositivos eletrônicos voltados para comunicação no Brasil. Para isso, você deve buscar o certificado de Conformidade e, em seguida, solicitar a regularização junto ao órgão responsável.

A fim de facilitar esse processo, recomendamos que entre em contato com um OCD (Organismo de Certificação Designado). Assim, receberá todas as instruções para seguir com a homologação sem dificuldades.

Confira a Certificação Anatel oferecida pela Master para te ajudar no processo de forma rápida e simples!

Conclusão

Viu como os dispositivos de casa inteligente estão em alta no mercado? Com o dia a dia cada vez mais corrido, a população tende a buscar mais produtos para facilitar e simplificar a rotina. 

Nesse sentido, fica evidente as projeções positivas de crescimento para o setor, seja do ponto de vista do consumidor ou sob a ótica do empreendedor. Portanto, estamos falando de uma excelente oportunidade de negócios.