Pet IoT: O que é, Como Funciona, Tendências e 4 Dispositivos

pet iot o que é

A IoT (Internet das Coisas) transformou o modo como as pessoas encaram sua rotina e interagem umas com as outras. Porém, essa inovação não impactou somente os humanos; os animais de estimação também colheram uma série de benefícios.

Nesse sentido, o Pet IoT abriu oportunidades para elevar a qualidade de vida dos animais, bem como novas formas de negócio. As novidades vão desde aplicativos para monitorar a saúde dos bichinhos, até brinquedos automatizados. 

Conforme o tempo passa, é interessante acompanhar a evolução desse mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela Global Market Insights, o segmento pode valer U$$20 bilhões até 2027. Confira mais sobre o assunto a seguir! 

Veja como a Master te ajuda a obter a Certificação Anatel de forma simples e rápida!

Pet IoT: O que é?

Da mesma forma que os dispositivos IoT, como robôs aspiradores, lâmpadas LED smart e outros, facilitam nosso dia a dia, existem os aparelhos inteligentes voltados para o mundo pet. 

São eles que chamamos de Pet IoT; gadgets que funcionam com base na Internet das coisas. Alguns exemplos são:

  • monitores e câmeras interativas;
  • alimentadores inteligentes;
  • rastreadores de saúde e atividade.

Como funciona o mercado de Internet das Coisas para Pet?

pet iot como funciona o mercado

Os animais de estimação têm necessidades específicas, mas são seus tutores que aproveitam as comodidades tecnológicas. Portanto, serão eles quem decidirão o sucesso de cada nova tecnologia no mercado Pet Iot. 

Entretanto, na prática, já existem dispositivos em ampla comercialização. Os mais populares são aparelhos que permitem alimentar o bichinho de forma automática e programada. 

Também há dispositivos que facilitam o monitoramento do pet quando ele estiver sozinho em casa. De todo modo, essas tecnologias costumam ser divididas em 3 categorias diferentes. Confira abaixo.

1. Wearables para pets

Essa pode ser considerada a categoria mais recente, porém, com alta demanda e crescimento constante. São inúmeros dispositivos no mercado, sendo que cada um apresenta soluções específicas para problemas reais na vida dos animais:

  • coleiras inteligentes (rastreamento);
  • tags inteligentes (identificação);
  • diagnóstico e sugestão de tratamento;
  • monitores de comportamento;
  • scanners de temperatura;
  • coleiras com GPS.

2. Produtos conectados

Tratam-se de aparelhos que exigem apenas uma conexão com a Internet, e podem ser portas inteligentes, brinquedos, cercas e outros. 

Eles servem para facilitar a rotina dos bichos, seja nas atividades rotineiras ou no momento de lazer. Oferecem as seguintes soluções:

  • entretenimento: brinquedos interativos que ajudam os animais a se manterem ativos quando os tutores estiverem ocupados. Oferecem um estímulo mental, com o sistema de recompensas;
  • proteção: dispositivos que reforçam a segurança dos animais por meio da inteligência IoT. Consistem nas cercas sem fio e portas com trancas automáticas; 
  • limpeza: caixas de areia autolimpantes, por exemplo, se encaixam nessa categoria. Possuem sensores e motores elétricos, além de se conectarem à Internet via wi-fi. Assim, os tutores podem acompanhar a rotina de higiene dos bichos por meio do celular;

3. Plataformas de cuidados

São aplicativos que se conectam com serviços veterinários próximos da localização do tutor, como pet shops, clínicas e outras soluções de pet care. 

Alguns apps ainda oferecem suporte para streaming de vídeo, facilitando a comunicação à distância entre o animal e o tutor. 

4 Dispositivos de Pet IoT

pet iot dispositivos

Como você pode ver acima, o mercado de dispositivos inteligentes para pets funcionam desenvolvendo soluções para os animais, porém, com estratégia de atrair a atenção dos seus tutores. Afinal, serão eles quem manipularão as tecnologias. 

Confira mais abaixo alguns exemplos específicos de aparelhos IoT para animais domésticos. 

Câmera para cães Furbo

Esse dispositivo permite o monitoramento à distância do animal. O tutor pode acompanhar o status do seu bicho por meio de uma webcam, que transmite o vídeo em tempo real para o smartphone.

Outra característica é a comunicação bidirecional. O aparelho detecta latidos e miados, e também serve com dispenser para petiscos, que pode ser acionado pelo aplicativo.

Petcube Play Pet Camera

Outra câmera de monitoramento, mas com visão noturna. Esse aparelho também conta com a comunicação bidirecional, permitindo que o tutor converse com seu bicho de estimação. 

Uma funcionalidade que vale a pena destacar é o laser pointer, que permite entreter gatos e outros animais que gostem desse tipo de interação. 

PetChatz Digital Daycare 

Esse aparelho funciona como um telefone digital, que pode ser ativado por meio de um botão em formato de pata. Com ele, o animal pode ativar a comunicação com o tutor — e vice-versa. 

O dispositivo se conecta ao smartphone via wi-fi. Outras funcionalidades estão programadas para o dispositivo, como emissão de sons relaxantes para o pet, cheiros calmantes e dispenser de petiscos. 

Whistle Go/Health & Location Tracker for Pets 

Voltado para controlar a fuga de animais, esse aparelho consiste em uma coleira com GPS. Os sensores localizados no dispositivo permitem que o tutor encontre seu bicho de estimação em qualquer lugar do país, no caso de uma fuga. 

Os limites geográficos podem ser estabelecidos em um aplicativo no smartphone. Quando o pet for encontrado, o tutor receberá uma notificação por SMS ou e-mail. 

Tendências do mercado de pet IoT

Conforme citamos inicialmente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Market Insights, o segmento de Pet IoT pode valer U$$20 bilhões até 2027

Outro estudo ministrado pela Grande View Research, Inc., aponta que o número de negócios no setor pode crescer, em média, 11,2% na próxima década.  Isso porque, enquanto novas tecnologias surgem, os consumidores ficam mais exigentes.

Apesar de inúmeras soluções já fazerem sucesso, como o sistema de GPS, os tutores já demonstram interesse em outros dispositivos que visam otimizar o cuidado com seus animais de estimação. 

Vale a pena abrir negócio no mercado Pet?

De modo geral, podemos ver que se trata de um setor com boas oportunidades de crescimento. Contudo, é importante que você esteja preparado para lidar com as imprevisibilidades de gerir um negócio. 

Você sabia, por exemplo, que todos os dispositivos de comunicação comercializados no Brasil devem ser homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)

É esse órgão que fiscaliza e regulariza esses aparelhos, determinando se possuem a qualidade e segurança necessários para serem oferecidos aos consumidores. Nesse sentido, busque se informar sobre o assunto antes de abrir qualquer empreendimento.

Entenda como funciona a emissão da Certificação Anatel com a Master!

Conclusão

Como você pode ver por aqui, o mercado de Pet IoT engloba a comercialização de tecnologias que visam melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação. 

Inúmeras soluções já ganharam popularidade entre o público, e novos dispositivos são desenvolvidos todos os dias.