A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu no dia 16 de agosto, o 1º Meeting Paulínia Tecnologia e Inovação (M.P.T.I). Com o tema “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes”, o evento teve como palestrante o mestre em Sociologia, Sérgio Abranches, cientista político com PhD pela Universidade de Cornell e também comentarista diário da rede de rádio CBN sobre Ecopolítica. Além de Abranches, que  apresentou dados e reflexões sobre o cenário nacional, o M.P.T.I. também contou com a participação do Secretário Adjunto de Energia do Estado de São Paulo, Antônio Celso, que trouxe um panorama estadual sobre o tema.

O evento reuniu especialistas, autoridades políticas e representantes da sociedade civil para debater novos modelos de Gestão Pública. Para trazer a visão acadêmica a respeito do assunto, foi convidado o Diretor do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Campinas (Unicamp), Eduardo Gurgel.

Rui Rabelo, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia, falou sobre os desafios enfrentados pelo município na busca pela construção de uma cidade sustentável, moderna, inteligente e inovadora.

Para o Painel de encerramento, houve a participação de representantes da NEC (uma das maiores provedoras globais de soluções integradas de Tecnologia da Informação e Comunicação do mundo), da Huawei (líder global de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações) e da Furukawa (referência mundial em fabricação de fibras ópticas).

“Temos acompanhado nas últimas décadas um crescimento desordenado de municípios, onde a estrutura e os serviços públicos não acompanham o crescimento. Tendo em vista essa preocupação, é clara a necessidade de discussão em torno do assunto e suas problemáticas. E é justamente neste momento que se encaixa o debate proposto pelo M.P.T.I.: mais do que crescer, Paulínia quer evoluir”, alerta o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho.

De acordo com ele, crescer e expandir economicamente é o anseio de todo município. Porém, é preciso ter cautela, responsabilidade e, principalmente, estratégias de gestão para crescer de forma saudável. “É fundamental que os serviços de Saúde, Segurança, Educação, Cultura, Esportes, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Social acompanhem esta demanda, garantindo assim, cada vez mais qualidade de vida para os cidadãos de nossa cidade”, destaca Dixon.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Paulínia, o M.P.T.I. contou com o apoio institucional do Ciesp Campinas, Fiesp, Unicamp, Inova Indústria, Inova Unicamp e patrocínio de algumas empresas, dentre as quais, a Master Certificações.