Tecnologia 4.0: descubra o que é e conheça suas maiores aplicações

tecnologia 4.0 descubra o que é

A tecnologia 4.0 consiste nas soluções tecnológicas que visam automatizar e conectar os processos industriais — computação em nuvem, inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas), robótica etc.

Elas são resultado da evolução contínua da indústria no decorrer do tempo.

Seu maior diferencial é a automação de processos, de modo que as máquinas consigam trabalhar sem a interferência humana. 

Nesse aspecto, não podemos deixar de falar da Indústria 4.0, ou a 4ª Revolução Industrial, que está presente em todos os âmbitos da sociedade; desde smartphones até os robôs corporativos.

Continue acompanhando a seguir para entender melhor!

Quer saber como a Certificação Anatel funciona? Veja como obter a sua com a Master!

O que é a tecnologia 4.0?

Sempre que pensamos em Revolução Industrial, associamos o termo às máquinas à vapor e outros conceitos vistos durante a escola.

Contudo, já dissemos mais acima que as inovações tecnológicas evoluem rapidamente.

Nesse sentido, é válido afirmar que nos encontramos na 4ª Revolução Industrial, que é caracterizada por tecnologias com produções digitais, inteligência artificial, robôs automatizados e outros.

Tais tecnologias oferecem um grande avanço na relação entre o ser humano e as máquinas, com operações mais eficientes e baseadas em informações. 

Como resultado, vemos empresas funcionando com mais fluidez, economizando custos e evitando desperdícios.

Como surgiu as tecnologias da indústria 4.0?

tecnologia 4.0 como surgiu

Assim como a sociedade, a evolução das tecnologias que nos permitiu chegar à Indústria 4.0 foi gradativa. Os avanços passaram por etapas históricas, que começaram na Indústria 1.0 até a 4.0:

  • Indústria 1.0 (revolução mecânica): no fim do século XVIII, os modos de produção foram mecanizados com o surgimento do tear e das máquinas a vapor. Os primeiros modelos surgiram nas fábricas têxteis, até alcançar o transporte e agricultura;
  • Indústria 2.0 (revolução elétrica): na metade do século XVIV, vieram as descobertas de novas fontes de energia, além do vapor, como o petróleo e usinas hidrelétricas. Isso gerou um aumento na capacidade de produção;
  • Indústria 3.0 (tempos de automação): na década de 1970, o desenvolvimento de computadores, chips e softwares apresentou a automação às produções industriais. Foi um período marcado pela informação, com a chegada do homem à Lua e a conexão de Internet;
  • Indústria 4.0 (era cibernética): a partir de 2010, surgiram fábricas inteligentes, proporcionando mais autonomia e virtualização das operações. Computação em nuvem e outros avanços otimizaram o processo produtivo, o tornando mais ágil, eficiente e econômico.

Quais os principais objetivos e características da tecnologia 4.0?

A Indústria 4.0 e suas principais tecnologias possibilitaram inúmeras mudanças na produtividade das organizações. 

Como você percebeu nos tópicos anteriores, seu maior objetivo é tornar os processos produtivos mais enxutos, eficientes e com mais qualidade.

Confira suas maiores características abaixo.

Customização em massa

Essa nova indústria oferece tecnologias para produções flexíveis, com personalização mais acessível.

Rastreabilidade e Manutenção Preditiva

Permitem o monitoramento em tempo real das máquinas, dispositivos e dados. Isso facilita a detecção de falhas e solução de problemas com mais rapidez, além de um acompanhamento mais preciso. 

Virtualização 

Por meio de sensores, informações armazenadas em nuvem e hiperconectividade, os processos podem ser gerenciados remotamente.

Descentralização

Com as máquinas mais inteligentes, podem se autorregular conforme as mudanças do mercado, deixando a equipe humana livre para realizar funções estratégicas.

SaaS (Software as a Service)

Com as tecnologias da indústria 4.0, os softwares são oferecidos como serviços em vez de produtos.

Também são hospedados em nuvem e cobrados de forma recorrente para garantir um maior suporte aos consumidores.

Intercomunicação

Na 4ª Revolução Industrial, as máquinas estão conectadas entre si e são capazes de se comunicar.

Principais tecnologias da indústria 4.0

tecnologia 4.0 principais tecnologias

As tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 vêm transformando a sociedade, as formas de trabalho, o funcionamento das indústrias e o meio de vida na sociedade.

Entenda melhor quais são elas e suas principais características. 

Robô colaborativo

Também chamados de Cobots, essas máquinas operam em conjunto com os profissionais para unificar as forças de trabalho e conferir mais automação às capacidades humanas.

Desse modo, os colaboradores deixam de realizar tarefas repetitivas e complicadas mecanicamente, e passam a se concentrar em tarefas que exigem criatividade, pensamento analítico e bom senso. 

CPS (Sistemas Ciber-Físicos)

Trata-se de sistemas responsáveis por digitalizar objetos e processos físicos empresariais, criando uma espécie de “irmão gêmeo digital” (Digital Twin). 

Esse irmão gêmeo permite a realização dos processos com mais dinamismo; ou seja: quando um pedido sofre alterações no software, a máquina inicia a produção com as mudanças automaticamente.

Esse sistema também serve para fazer testes, simulações, controle de falhas e, consequentemente, prevenir quedas de performance.

Manufatura aditiva

Popularmente conhecida como Impressão 3D, esse tipo de fabricação consiste na adição de materiais em camadas finas para produzir objetos, a partir de uma montagem bottom up (de baixo para cima). 

Esse tipo de fabricação possibilita a criação de protótipos por um custo menor, menos tempo, permite a realização de testes e, assim, evitar o desperdício de recursos na indústria.

Biologia sintética

Consiste na junção de tecnologias da indústria química, biológica e engenharia genética, com o objetivo de contribuir para os avanços da medicina.

A biologia sintética permite a recriação de sistemas biológicos já existentes, criação de células, enzimas, circuitos genéticos e outros.

BPMS (Sistema de Gestão de Processos)

Os softwares de BPMS costumam ser utilizados em organizações para a gestão empresarial. Na prática, utilizam das tecnologias 4.0 para otimizar o desempenho das empresas.

Nesse sistema, o gestor consegue mapear e modelar todas as atividades do empreendimento.

Assim, os colaboradores conseguem visualizar mais claramente as operações, a partir de um sistema em nuvem, e atuar sobre elas.

Todas as mudanças são vistas em tempo real, com informações armazenadas para comparações estratégicas futuras.

Dessa forma, o BPMS possibilita a melhoria contínua do negócio, com redução de custos e aumento da qualidade das entregas.

Saiba como acelerar o processo de obtenção da Certificação Anatel com a Master!

Conclusão

A tecnologia 4.0 é parte inerente à Indústria 4.0. É por meio das novas soluções que a sociedade consegue evoluir e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Por isso, em vez de temê-la, é fundamental estudá-la para aproveitar seus impactos positivos.