Modem anatel: entenda as exigências em relação ao equipamento

modem anatel exigências

Todos os produtos de telecomunicações no Brasil precisam ser homologados. Isso inclui o modem Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), pois também se trata de um aparelho de comunicação.

Esse processo é realizado pela agência, por meio de um OCD (Organismo de Certificação Designado), que costuma ser a fase final de uma operação de adequação dos serviços de produtos de telecomunicações, aos padrões de qualidade estipulados pelo órgão regulador.

Nesse sentido, empresas que desejam comercializar dispositivos eletrônicos, como roteadores, modems e outros equipamentos de conexão com a Internet, devem prestar atenção aos requisitos aplicados às suas mercadorias.

Quer entender mais sobre a posição da Anatel quanto aos modems? Continue lendo o artigo a seguir!

Conheça a Certificação Anatel e saiba como obtê-la com a Master!

O que são produtos homologados?

Conforme dissemos inicialmente, todos os produtos de comunicação precisam ser homologados pela Anatel, antes de serem disponibilizados para os consumidores.

Esse procedimento tem como objetivo, determinar se cada um dos equipamentos funcionam corretamente, e se sua utilização não apresenta risco para a saúde humana.

De acordo com o órgão regulador, essa regularização deve acontecer antes mesmo dos itens chegarem às lojas. 

A agência acredita que tal processo é capaz de resguardar a integridade do consumidor, o protegendo contra falhas desses aparelhos. 

Além disso, a regra contribui para manter o padrão de qualidade em todo o território nacional, no que se refere aos produtos e serviços de telecomunicações.

Quais produtos que devem ser homologados?

No Brasil, há uma lista específica com todos os dispositivos que precisam ser homologados.

É claro que grande parte deles são aparelhos de telecomunicações, como modems, rádios transmissores, celulares e outros. Veja abaixo os principais.

Telefone 

Inúmeros modelos de telefones e dispositivos auxiliares precisam ser homologados. A lista inclui:

  • equipamentos de telefonia fixa privada ou de uso público, bem com cartões telefônicos;
  • aparelhos de telefonia que usam redes móveis, de satélite e IP/Ethernet;
  • demais terminais de telefonia, como secretárias eletrônicas, rastreadores de número, bloqueadores, alarmes e adaptadores.

Modem

Diversos tipos de modems precisam passar pela homologação. Os principais modelos são aqueles que possuem conexão e saída de dados, como:

  • modems de sinal analógico;
  • modems de comunicação bidirecional;
  • modems xDSL digital.

Dispositivos com funcionalidades de telecomunicações

Todos os aparelhos que possuem tecnologias de compartilhamento de dados devem ser regularizados pela Anatel. Tais tecnologias consistem em:

  • wi-fi;
  • bluetooth;
  • transmissores de sinais de rádio a curta distância, como walkie talkie e outros aparelhos controlados por rádio;
  • transceptores ou transmissores de sinais AM/FM ou de TV.

O que é um modem anatel?

modem anatel o que é

Um modem Anatel é um aparelho que já foi homologado pelo órgão regulador. O termo “modem” vem da união das palavras “modulador” e “demodulador”. 

Na prática, chamamos de modem quaisquer aparelhos eletrônicos que modulam sinais digitais em ondas analógicas, a fim de serem enviadas para linhas telefônicas.

Ele também é capaz de demodular o sinal analógico e convertê-lo em formato digital.

Explicando de forma simples, o modem consegue compreender as informações enviadas pela linha telefônica ou TV a cabo, e as direciona para um computador ou roteador por meio de um cabo de rede. 

Da mesma forma, tudo o que é recebido pelo cabo de rede, é enviado de volta para a companhia telefônica, de TV a cabo ou provedor de Internet.

Por que o modem precisa ser homologado pela anatel?

Conforme dissemos logo acima, todos os produtos e serviços de telecomunicação devem passar pelo processo de homologação da Anatel.

Isso inclui os modems e outros aparelhos de transmissão de rádio. 

Essa certificação indica que o modem está adequado para uso e não apresenta riscos para a saúde humana, ou defeitos durante sua utilização. 

Aparelhos transmissores de sinais de rádio não homologados, podem apresentar mau funcionamento, provocar acidentes e interferir na torre de controle de aeronaves. 

Uma forma simples de identificar se um modem foi devidamente regularizado, é procurando pelo selo da Anatel

Nesse selo, que não é removível, estão contidos os 4 primeiros dígitos do número de homologação, além dos 2 últimos números do ano de emissão do certificado.

Exigências da anatel para os modems

Cada modem passa por um rigoroso teste, que serve para determinar se o aparelho atende aos critérios da agência e está apto para a comercialização. Os testes avaliam os seguintes fatores de risco:

  • níveis de exposição a campos eletromagnéticos;
  • possibilidade de vazamento de materiais tóxicos;
  • chances do aparelho causar choque elétricos ou explodir durante o uso;
  • possibilidade do dispositivo interferir com outros serviços (torres de controle).

Como configurar modem anatel?

modem anatel como configurar

Seu modem foi homologado pela Anatel e já está pronto para uso? Chegou a hora de configurá-lo. 

É verdade que esse dispositivo conta com diferentes portas de entrada para cabos, além de outros componentes que deixam o usuário confuso.

Para facilitar sua tarefa, aqui vai um curto passo a passo de como configurar esse aparelho:

  • conecte o modem ao computador via cabo: utilize um cabo Ethernet para conectar seu modem ou computador ou roteador. Plugue uma das pontas do cabo na parte traseira do modem e a outra ponta na porta WAN do roteador;
  • acesse o painel de administração do roteador: depois de conectar o modem, o resto do trabalho é feito no roteador. Acesso painel de configuração, cujo endereço é e senha é normalmente indicado na etiqueta do aparelho;
  • crie um login e senha para sua rede: assim que acessar o painel de controle, tente mudar a senha do modem Anatel para uma alternativa mais segura. Esses aparelhos, geralmente, chegam com senhas e logins de fábrica, que servem apenas para o primeiro acesso;
  • configura a conexão de sua rede: para facilitar, alguns modelos oferecem a opção de configuração automática de rede. Para isso, basta clicar na opção IP dinâmico nas configurações de wi-fi;
  • teste a velocidade da conexão de Internet: feito tudo isso, você está pronto para utilizar sua rede wi-fi. Sites como SpeedTest podem te mostrar a velocidade da sua conexão de forma simples e rápida.

Veja quais os passos para obter a Certificação Anatel e como a Master pode te ajudar nesse processo!

Conclusão: modem anatel

Essas foram as informações que trouxemos sobre a homologação de modems pela Anatel. 

Como você viu, tais aparelhos devem passar pela regularização antes de serem comercializados no Brasil. 

Por isso, preste atenção na presença do selo Anatel antes de comprar seu modem.