Cibersegurança: entenda agora o que é, principais tipos e importância

cibersegurança o que é

Todos os dias, fornecemos dados importantes a empresas de compras online, como números de cartão de crédito e outros. 

É a partir dessas informações que as companhias conseguem identificar o perfil do consumidor, suas necessidades e, assim, oferecer produtos e serviços de melhor qualidade.

Portanto, é fundamental que esses dados sejam protegidos contra ataques cibernéticos. O mesmo deve ser feito com informações empresariais sigilosas. 

Nesse contexto, entra a cibersegurança. Trata-se de uma garantia de que essas informações só poderão ser acessadas por pessoas autorizadas. 

Quer entender mais sobre o assunto? Confira o conteúdo a seguir!

Conheça a Certificação Anatel e saiba como obtê-la com a Master!

O que é cibersegurança?

Esse termo representa um conjunto de ações e estratégias que visam proteger máquinas, programas e redes contra invasões. 

Com isso, pode-se garantir que informações sigilosas sejam violadas ou vazem para o público, a partir de ataques cibernéticos.

Tais ataques costumam ser feitos com a intenção de acessar servidores, sequestrar dados, roubar senhas ou mesmo fraudar transações financeiras.

É comum, porém, confundir esse conceito com o de segurança da informação. No tópico a seguir, explicaremos como a cibersegurança funciona, para que você entenda suas diferenças.

Como funciona a cibersegurança?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Netscout, o Brasil ocupa a marca de 2º lugar no ranking de países mais expostos a ciberataques.

Sofremos mais de 400 mil tentativas de invasões e ataques a DDoS (Negação de Servidor Distribuído), deixando o país atrás apenas dos Estados Unidos.

Entretanto, para reverter esse cenário, um estudo divulgado pelo Valor Investe, apresentou que mais da metade das empresas brasileiras estão dispostas a investir em cibersegurança.

Para isso, é necessário criar um planejamento financeiro específico para o setor de TI (Tecnologia da Informação), a fim de estipular as políticas de segurança de dados. Entre as possíveis ações, podemos destacar:

  • análises de vulnerabilidades e testes de intrusão;
  • implementação de plataformas de segurança para controlar, monitorar e neutralizar ameaças de rede;
  • sistemas de proteção para redes wi-fi e bluetooth;
  • reforçar a blindagem de dados sigilosos da empresa. 

Tipos de cibersegurança

cibersegurança tipos

De modo geral, podemos definir a cibersegurança como qualquer medida que pessoas físicas ou jurídicas adotam para proteger seus dispositivos e arquivos contra ataques cibernéticos.

Existem diversos tipos de ataques virtuais. Para isso, também há inúmeros modelos de cibersegurança. Cada uma serve para diferentes finalidades. Veja alguns exemplos de cibersegurança a seguir.

Segurança operacional

Independentemente do porte da empresa, são poucos os colaboradores que possuem acesso aos dados restritos da organização, com as informações contábeis e fiscais.

Esse controle faz parte da rotina operacional de segurança em todas as companhias, no qual elas decidem como proteger suas informações, bem como quem poderá acessá-las. 

Caso o empreendimento falhe nesse aspecto, expõe o negócio aos insiders, hackers mal intencionados que atuam dentro das empresas, tirando proveito de informações privilegiadas.

Segurança de rede

Como citamos mais acima, os ataques mais recorrentes são os do tipo DoS (Negação de Serviço) e DDoS. Tais ataques visam sobrecarregar o fluxo de dados em uma rede, impedindo seu uso pelos usuários.

Nesse modelo de invasão, o hacker tem o objetivo de roubar os dados de uma empresa, mas, utiliza o DDoS como “cortina de fumaça” para evitar que o time de TI possa contê-lo.

Então, impedir esse ataque como esse é uma das principais funções dos profissionais que atuam na segurança de rede. 

Segurança de aplicativos

Da mesma forma que as redes podem sofrer ataques, os aplicativos que usamos diariamente também. 

Então, a cibersegurança nesse contexto, é direcionada a proteger softwares instalados em máquinas e dispositivos móveis contra ataques e ameaças.

Com isso, é possível proteger informações sensíveis, como senhas de acesso, números de cartões de crédito e outras. 

Empresas que desenvolvem aplicativos, costumam definir os protocolos de segurança antes mesmo da criação do software. 

Educação do usuário final

Em determinadas situações, os ataques não partem de hackers ou insiders. Existem casos em que vírus e malwares são compartilhados por usuários desavisados, que acabam replicando um comportamento de risco sem saber.

A fim de evitar a propagação de agentes maliciosos, as empresas que investem em cibersegurança também devem apostar na educação do usuário final. 

Na prática, o consumidor é alertado sobre os perigos de abrir determinados tipos de e-mail e conectar dispositivos USB desconhecidos. 

Assim, é possível reduzir a imprevisibilidade de ataques, gerada pela falta de conhecimento que o cidadão médio possui em segurança online.

Segurança da nuvem

Semelhante à segurança de rede, a segurança da nuvem visa prever ameaças que cercam os dispositivos que compartilham acessos nas plataformas desse ambiente.

Seu objetivo é evitar o vazamento de informações não autorizadas, além de proteger a nuvem contra fragilidades. 

Outra função é identificar fraquezas de controle de acesso, para evitar interrupções na disponibilidade dos serviços de computação em nuvem.

Para os sistemas em nuvem, as grandes ameaças são os malwares e ataques APTs (Ameaças Persistentes Avançadas).

Qual a importância da cibersegurança?

Mais uma pesquisa que indica a vulnerabilidade das informações das empresas brasileiras, foi a Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação

Segundo o estudo, 1 em cada 4 companhias sofre, ao menos, um ataque virtual por ano. Isso expõe as falhas em segurança, que facilita a ação de invasores.

Então, a única solução para conter tantas ameaças é apostar em medidas de cibersegurança e segurança da informação, a fim de proteger o empreendimento de prejuízos financeiros.

Como garantir a cibersegurança nas empresas?

cibersegurança nas empresas

Todo cuidado é pouco quando falamos de cibersegurança nas empresas. Afinal, os prejuízos causados por ciberataques são massivos para qualquer organização.

Portanto, é essencial estabelecer medidas preventivas, para impedir o vazamento de informações confidenciais, bem como suas fontes.

Esse trabalho deve ser realizado junto a um especialista ou o setor de TI da corporação. As principais medidas podem incluir:

  • realizar backups regularmente;
  • desenvolver mecanismos de controle de acesso;
  • investimento em soluções de antivírus profissionais;
  • estabelecer as políticas de segurança interna;
  • manter uma conexão de rede blindada;
  • fazer o monitoramento de sistemas;
  • promover treinamentos para a equipe de TI.

Entenda os passos para obter a Certificação Anatel e como a Master pode te ajudar nesse processo!

Conclusão

Depois de compreender o conceito geral da cibersegurança, viu como é importante adotar medidas efetivas para proteger seu negócio contra-ataques cibernéticos.

Por isso, não perca tempo e comece já a traçar suas estratégias de segurança.