Big Data: entenda o que é, seu conceito e principais características

Quem acompanha as evoluções tecnológicas do mercado, certamente já ouviu falar em Big Data. Esse conceito já vem se fazendo presente em muitas organizações, de segmentos diversos, impulsionando seus resultados.

Um dos principais questionamentos dos empreendedores é “como prever o comportamento do consumidor, de modo que isso influencie as decisões do negócio?”. É justamente essa solução que possibilita isso.

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O que é o Big Data?

Para que você entenda o que é Big Data e para que serve, vamos te explicar seu conceito. O termo representa o enorme volume de informações que circulam dentro de uma empresa todos os dias. 

A partir disso, é possível analisar esses dados em busca de ideias que levem a decisões mais eficientes e movimentos estratégicos mais apurados. 

Porém, na prática, o que realmente importa nessa quantidade de dados não é seu volume, mas o que a empresa faz com essas informações.

Nesse aspecto, o maior desafio é como as corporações processarão o crescente número de conteúdo produzido pelos consumidores, a fim de mapear comportamentos, oportunidades e tendências. Por isso, a solução envolve o Big Data analytics.

Trata-se de uma ferramenta capaz de unificar esse volume de dados com uma inteligência analítica, que possa manipular uma enorme quantidade de informações, gerando insights cada vez mais valiosos para as empresas.

Como surgiu o Big Data?

Agora que você já entendeu o que é Big Data e seu conceito, é hora de conhecer sua história. 

Apesar do termo ser relativamente novo, suas origens datam dos anos 1960 e 1970 — período no qual foram construídos os primeiros bancos de dados, especialmente nos EUA. Já sua definição como é conhecida atualmente, foi criada pela Gartner em 2001. 

Contudo, essa terminologia passou a ser mais praticável em 2005, quando muitos gestores de grandes projetos tecnológicos — Facebook, Youtube etc. — perceberam o volume e a especificidade das informações geradas.

A importância do Big Data

Como você viu logo acima, o Big Data e a inteligência analítica andam juntos para que as empresas consigam lidar com a quantidade de informações de modo eficiente. 

Assim, essas organizações conseguem identificar novas oportunidades de negócio com mais exatidão. 

O impacto do Big Data é tamanho que, somente em 2020, concentrou boa parte dos investimentos dedicados à transformação digital. Com isso, os empreendimentos se tornaram capazes de :

  • fazer uma “escuta social” da marca;
  • segmentar o público e o mercado mais facilmente;
  • analisar de forma comparativa para a precificação inteligente;
  • realizar análises de marketing;
  • medir a satisfação do consumidor.

Os 5V’s do Big Data 

Para que o Big Data possa ser implementado nas empresas facilmente, seu conceito foi subdividido em 5V’s. Confira quais são eles abaixo.

1. Volume

Você já entendeu que o BD representa um enorme volume de dados. Então, essa gigantesca quantidade de informações geradas ininterruptamente, está diretamente relacionada a ele. Esse V também engloba a variedade de fontes usadas.

2. Velocidade

Esse V se relaciona com a rapidez em que as informações são geradas atualmente. Afinal, temos as redes sociais e as inúmeras operações empresariais realizadas diariamente. 

Alguns exemplos desse fenômeno são as compras por cartão de crédito, vendas e aquisições de ações, análises de câmbio das moedas internacionais e outras atividades, que exigem informações para aprovação.

Com uma ferramenta CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), por exemplo, consegue incorporar informações sobre os consumidores. 

Então, cada uma dessas tarefas podem ser analisadas automaticamente pelas soluções BD, sem precisar armazenar todas as informações.

3. Variedade

O BD também engloba uma variedade enorme de dados. Quando falamos sobre dados, isso não se limita aos textos tradicionais, armazenados em banco de dados e organizados por tabelas. Ele envolve:

4. Veracidade

Esse V está relacionado com a qualidade dos dados. Como eles surgem de fontes diversas, é complicado limpar, vincular, combinar e transformar essas informações entre os sistemas. Com isso, as organizações precisam ligar e relacionar as múltiplas hierarquias de dados.

Nesse processo, é indispensável a presença das ferramentas de Big Data, para validar e conferir as informações, a fim de entregar dados confiáveis e verídicos. 

5. Valor

Todas as informações geradas devem ser relevantes para o empreendimento. Na realidade, esse é um dos maiores objetivos do BD; gerar informações que tenham valor agregado. Será a partir deles que os gestores tomarão decisões mais assertivas.

Principais aplicações do Big Data

big data aplicações

Algo que torna as soluções em Big Data tão bem sucedidas é sua aplicação em diversos contextos. É notável como as empresas de setores diferentes do mercado já realizam uma análise de dados, a fim de melhorar seus resultados. 

Manufatura

No ramo industrial, soluções de BD ajudam a melhorar a qualidade da produção, enquanto reduzem o desperdício. Além disso, essa prática é um dos alicerces do surgimento da Indústria 4.0 — total automação industrial.

Logística

No campo da logística, o uso de BD serve para aumentar a eficiência na definição de rotas, an hora de transportar um determinado produto. Na prática, a empresa consegue gerenciar os riscos com antecedência, além de prever demandas e preparar os estoques.

Varejo 

O Big Data exerce um papel fundamental na construção do relacionamento com o cliente no setor varejista. As soluções conseguem acessar informações a partir de pesquisas de mercado, relatórios após interações com o consumidor e outros.

A partir disso, torna-se possível entender o comportamento do usuário, suas necessidades e o que a empresa pode fazer para melhorar seus serviços.

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Conclusão

Como você viu neste artigo, o Big Data visa transformar todas as informações que as empresas geram e coletam no dia a dia, em oportunidades de negócios. 

Com tantos dados disponíveis, os clientes e organizações podem usufruir dessa estratégia, que eleva a qualidade dos serviços nos mais diversos segmentos do mercado.