Smartwatch Anatel: É Precisar Homologar na Anatel? [Passos]

smartwatch anatel o que é

Homologar produtos de telecomunicações é obrigatório no Brasil. Esse procedimento é realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por meio de um OCD (Organismo de Certificação Designado).

A lista de aparelhos que precisam da homologação é bem específica. Até o momento, o órgão determina que telefones celulares, modems, cabos e dispositivos sem fio, como os relógios inteligentes, precisam dessa certificação. 

Nesse sentido, caso você tenha um produto do tipo, saiba que precisa homologar o smartwatch Anatel. Ou melhor: o relógio precisou receber o selo da agência para ser comercializado. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando o conteúdo que preparamos para você a seguir!

Veja como funciona o processo de emissão da Certificação Anatel com a Master!

Smartwatch Anatel: O que é um smartwatch?

Como o próprio nome já diz, trata-se de um relógio inteligente. Isso porque ele utiliza da IoT (Internet das Coisas) para oferecer recursos que vão além de simplesmente mostrar as horas.

O aparelho é feito para ser usado no pulso, enquanto fica conectado a um smartphone via bluetooth. A partir disso, colhe dados relevantes para o usuário e permite que ele acesse algumas funções do celular, mesmo que não o tenha em mãos. 

Como o smartwatch funciona?

smartwatch anatel como funciona

Um relógio smartwatch funciona via bluetooth, que o conecta ao celular, por meio de um aplicativo, no qual você controla inúmeras funcionalidades. Ele é movido à bateria e, portanto, é necessário recarregá-la sempre que necessário. 

As configurações desse tipo de relógio variam conforme o modelo e a marca. Nas versões mais modernas, o dispositivo é quase um espelho do seu celular. Entre as principais funções, vale destacar:

  • notificações e alertas: pode-se configurar o relógio para receber as notificações dos aplicativos usados no celular;
  • envio e recebimento de ligações: alguns modelos permitem receber, desligar ou atender chamadas telefônicas;
  • fotos à distância: é possível tirar fotos sem ter o celular em mãos. Há uma função nas configurações do relógio que permite ativar a câmera à distância;
  • GPS: os modelos mais recentes oferecem o acompanhamento de rotas diretamente no relógio, sem a necessidade de usar o smartphone;
  • envio de mensagens por voz: existem modelos que permitem abrir aplicativos de mensagens por comando de voz, e até mesmo enviar mensagens dessa forma;
  • leitura de mensagens de texto: a maioria dos modelos permite a leitura de mensagens de texto recebidas no celular, diretamente no relógio;
  • monitoramento dos sinais vitais: pode-se acompanhar dados importantes sobre o organismo, como frequência cardíaca, oxigenação do sangue e pressão;
  • acompanhamento fitness: principal recurso que popularizou o smartwatch, oferece a função de monitoramento de exercícios físicos, que indica a quantidade de calorias queimadas, passos dados no dia e outras informações;
  • criação de regras: você pode definir diversas regras e alarmes. Por exemplo: dá para configurar lembretes para beber água, ou lembrar de se movimentar após ficar 1h parado. 

É preciso homologar o smartwatch na Anatel?

Como citamos mais acima, a homologação da Anatel é indispensável para a comercialização de produtos e serviços de telecomunicações no país. 

Entre os dispositivos incluídos na lista da agência, estão os aparelhos sem fio, com celulares, tablets, chaves de carro e smartwatches. 

Por que é preciso homologar o smartwatch na Anatel?

Realizar a homologação do smartwatch Anatel é uma forma de garantir aos consumidores que eles estão utilizando aparelhos que seguem altos padrões de qualidade. Além disso, o usuário tem a certeza de que seu dispositivo é seguro para uso.

Outro fator que atesta a importância da certificação é que nenhum equipamento eletrônico voltado para telecomunicação pode ser vendido no Brasil sem a autorização da agência reguladora. 

Nesse sentido, o produto só pode ser comercializado após a emissão do Certificado de Conformidade Técnica e a finalização do processo de homologação. Com isso, o item ganha um número de identificação, que precisa ser exibido por meio do selo Anatel. 

Como certificar o smartwatch na Anatel?

smartwatch anatel porque certificar

Para entender como acontece o processo de homologação da Anatel no Brasil, acompanhe o passo a passo a seguir. 

Passo 1

Primeiramente, é responsabilidade da empresa que pretende comercializar o relógio inteligente homologar o aparelho. Para começar, ela precisa definir o produto a ser homologado. 

Em seguida, é necessário elaborar os requisitos técnicos de ensaio, conforme determina a  Lista de Referência de Produtos para Telecomunicações. Feito isso, a instituição deve escolher um laboratório de credibilidade para a realização dos testes no dispositivo. 

Passo 2

Para homologar um smartwatch Anatel, a organização precisa enviar todos os documentos relacionados ao processo. No geral, eles se dividem em categorias diferentes:

  • papéis do requerente da homologação;
  • papéis referentes ao produto;
  • documentos referentes ao fabricantes.

Passo 3

Nesse estágio, concentra-se a realização dos testes, emissão de laudos e, por fim, a publicação do certificado. 

Escolhido o laboratório no Passo 1, é feita a avaliação de conformidade no aparelho. Depois disso, é realizada a expedição do Certificado de Conformidade ou dos Relatórios de Não Conformidade. 

Logo após essa etapa, todos os documentos enviados no Passo 2 são analisados. Caso estiverem em ordem, a expedição para a homologação é liberada. 

Como a Master te ajuda na homologação de smartwatch na Anatel?

Uma OCD é um organismo responsável por auxiliar as empresas em todo o processo de homologação de seus produtos junto à Anatel. A Master é uma organização certificada e autorizada pela agência a realizar essa atividade.

A OCD possui ampla experiência de mercado, ajudando inúmeras instituições a homologar seus serviços e produtos sem dores de cabeça. Assim, a comunicação com o órgão regulador acontece com mais eficiência, e as chances de erros são minimizadas.

Descubra como a Master pode ajudar você a conseguir a Certificação Anatel!

Conclusão

Agora que você já sabe da importância de homologar smartwatch Anatel, certamente prestará mais atenção nesse aspecto. A lista de produtos que precisam da certificação para a comercialização nacional é atualizada periodicamente pela agência. 

Sendo assim, as empresas devem ficar de olho nas notícias compartilhadas pelo órgão, a fim de evitar qualquer irregularidade em suas atividades. Caso contrário, estarão sujeitas a multas, apreensões de bens e outras sanções.