Tecnologia no Esporte: Conheça os Benefícios, Tendências e 4 Exemplos

tecnologia no esporte o que é

Em um cenário no qual vivemos cada vez mais conectados com o mundo digital — via smartphones, tablets, notebooks, smartwatches e etc. —, não é difícil perceber o uso crescente da tecnologia no esporte.

Atualmente, ela desempenha um papel essencial, auxiliando inúmeros atletas, de modalidades esportivas diferentes, a evoluírem sua performance nas preparações e torneios. 

Monitorar o andamento das partidas também ficou mais fácil e eficiente, graças aos dispositivos inteligentes. Quer aprender mais sobre a importância da tecnologia para os esportes? Acompanhe a seguir! 

Conheça mais sobre a Certificação Anatel, quais os passos para obtê-la e como a Master pode ajudar nesse processo!

O que é tecnologia no esporte?

O meio esportivo sempre foi bastante complexo. A busca por novas estratégias e técnicas para aprimorar o desempenho dos atletas, levou à adoção de métodos, objetos e acessórios nas rotinas de modalidades diferentes.

Tudo isso é feito pensando em proporcionar mais conforto para o esportista, ao mesmo tempo em que é possível extrair uma excelente performance. 

Além disso, as tecnologias aplicadas ao esporte auxiliam na obtenção de dados fundamentais para a reprodução de estatísticas da prática esportiva. Assim, as tomadas de decisão do treinador para com seu atleta são aprimoradas.

Quais os benefícios da tecnologia no esporte?

Como deixamos claro até agora, a tecnologia se tornou uma grande aliada do esporte, proporcionando inúmeros benefícios para o meio. 

Cada inovação que surge no mercado, incentiva os atletas a superarem seus limites, além de dar suporte aos juízes na hora de monitorar as partidas. 

Desse modo, quando o olhar humano falha em captar determinadas informações, a inteligência artificial cobre essa lacuna, contribuindo para um resultado mais justo. 

No futebol, por exemplo, os árbitros utilizam pontos eletrônicos para aumentar a eficiência de suas ações. Essa mesma tecnologia também é usada nas quadras de vôlei e de tênis, a fim de aumentar a precisão dos resultados. 

Qual a influência da tecnologia no esporte?

tecnologia no esporte influência

Modalidades esportivas, como o vôlei, o futebol, a natação, a esgrima, o atletismo e outros, já se beneficiam do uso de inovações tecnológicas. 

É notável o progresso das atividades físicas competitivas, resultado de uma comunicação em tempo real, entre atletas e treinadores. Além disso, o desenvolvimento de materiais especiais, a fim de impulsionar o máximo desempenho, se mantém constante. 

São trajes inteligentes, aparelhos com sensores para a coleta de dados, bem como a análise de performance. As principais tecnologias responsáveis por esses avanços são:

  • nanotecnologia: envolve a fabricação de tecidos com nanopartículas, que se enrijecem em caso de impacto, a fim de proteger o atleta de lesões. Trata-se de uma tecnologia ainda em estudo, mas que apresenta dados promissores;
  • biomecânica: bastante difundida na natação, monitora as braçadas e saltos dos atletas, além de rastrear sua frequência cardíaca. Tem papel no desenvolvimento do fast skin, um traje especial que reduz o atrito do corpo com a água nas competições;
  • olho de falcão: usado nas quadras de tênis, essa tecnologia representa um sistema de câmeras de monitoramento, capazes de identificar a bola de qualquer ângulo após seu lançamento. 
  • TIC (Tecnologia de Comunicação e Informação): inteligência artificial usada em jogos diferentes para ajudar o treinador a identificar os pontos fortes e fracos de seus atletas, a fim de aprimorá-los com maior eficiência.

Quais as 4 tecnologias usadas no esporte?

O mundo esportivo evolui continuamente e, por isso, também exige mudanças constantes. Os resultados gerados pelos atletas sempre podem melhorar, bem como a precisão do monitoramento durante os torneios. 

Desde processos simples, até grandes soluções, você já deve ter ouvido falar em algumas das principais tecnologias utilizadas no esporte hoje. Veja mais abaixo.

1. Arbitro Assistente de Vídeo (Var)

O VAR ganhou muita popularidade recentemente no futebol. Essa tecnologia permite a conferência de lances em uma partida, com o objetivo de possibilitar ao árbitro a análise dos lances. Essa reavaliação tem sido decisiva para determinar a punição ou não de um time.

2. Traje de esgrima

Você costuma assistir a competições de esgrima? Caso contrário, deve ter se perguntado como funciona a pontuação nesse esporte tão dinâmico.

Cheio de movimentos rápidos, é claro que a esgrima não poderia depender somente do olhar dos juízes para definir os vencedores de cada partida. Isso abriria margem para resultados um tanto imprecisos. 

Dessa forma, foram desenvolvidos floretes e espadas com sensores inteligentes, capazes de detectar o impacto de cada golpe acertado no adversário. Quando pressionado, os sensores ativam uma luz no aparelho de sinalização.

Para que isso funcione corretamente, os trajes permitem que uma pequena corrente elétrica percorra toda sua extensão.

3. SmartWatch

Os relógios inteligentes já não são novidade no mercado. Existem modelos mais simples, para os esportistas casuais, até smartwatches com tecnologia de ponta para monitorar o desempenho de atletas de elite com o máximo de precisão.

Eles conseguem medir os batimentos cardíacos, quantidade de calorias gastas, passos dados ao longo do dia e até o nível de oxigenação no sangue.

4. Tecido Inteligente

Outra tecnologia que permite dar um passo além no monitoramento de performance, são os trajes inteligentes. Essa solução consiste na fabricação de roupas especiais, interligadas a sensores que analisam os movimentos realizados pelos atletas.

A partir disso, é possível acompanhar os músculos utilizados na atividade, os batimentos cardíacos e o nível de respiração. Tudo em tempo real.

Tendências da tecnologia no esporte

tecnologia no esporte tendências

Até aqui, ficou comprovado que as inovações tecnológicas no meio esportivo só aumentam. Para garantir a evolução do setor, muitos negócios estão investindo em soluções para aumentar o rendimento e atenção do atleta, mas também melhorar a experiência do público.

Sendo assim, o foco tem sido em aprimorar e personalizar a vivência de quem assiste aos eventos. Um ótimo exemplo foi o Futebol Clube Barcelona, que desenvolveu o Barça Innovation Hub

Trata-se de um laboratório voltado para a pesquisa e inovação, a fim de elevar a experiência dos visitantes e fãs em suas partidas.

Entre em contato com a Master para entender como obter sua Certificação Anatel de forma rápida, simples e sem burocracias!

Conclusão

Viu como a tecnologia no esporte está mais presente do que podemos imaginar? Enquanto existirem formas de aprimorar o desempenho dos atletas, a precisão nas tomadas de decisão e o monitoramento dos jogos, sempre haverá investimentos no setor.