O avanço da tecnologia no varejo tem gerado uma série de impactos positivos na experiência de compra e venda. Gera benefícios para os gestores e lojistas, bem como para os clientes.
É difícil acompanhar o tema, no entanto, porque sempre há novas tendências. As tendências que eram relevantes no ano passado já não podem ser novidades esse ano. É necessário estar atento.
Outro ponto a destacar é a importância de entender profundamente a relação inovação-varejo e de compreender como o mercado tem mudado, de acordo com a ação das tecnologias de inovação.
Siga a leitura e entenda melhor a importância da tecnologia no varejo, as mudanças provocadas e as tendências para os próximos anos.
Saiba como a Master pode ajudar a sua empresa a obter a certificação Anatel!
Qual a importância da tecnologia no varejo?
A tecnologia em todos os setores funciona como um intermediário que define novas regras do jogo. Quem se adapta e importa novas ferramentas consegue vantagem, quem não investe na adaptação fica obsoleto. É o efeito da chamada transformação digital.
Contudo, além de seguir essa obrigatoriedade, as empresas usufruem de uma série de pontos benéficos ao investir em tecnologia.
Por exemplo: as novas soluções são fundamentais para melhorar as decisões dos gestores. Decisões que já são naturalmente complexas, multifacetadas, envolvem uma série de variáveis e geram impactos em vários departamentos.
Por isso, é preciso minimizar os erros e otimizar essas escolhas com o apoio inteligente de alguma ferramenta.
Outro ponto é a gestão global de todas as áreas da empresa. O que inclui também o varejo online, ou o e-commerce. Ter essa visão clara de todos os pontos só é mais fácil quando a tecnologia funciona como um suporte ativo.
Diante disso, é importante falar da omnicanalidade (ou omnichannel), uma forte tendência que deve continuar relevante com o passar dos anos.
Trata-se da integração entre o online e o offline para proporcionar uma experiência única, ininterrupta e fluida para os clientes. Significa unificar diversos canais.
Esse conceito exige, portanto, um esforço de integração de sistemas e de organização da arquitetura de aplicações.
Mudanças no mercado com aplicação da tecnologia no varejo
Quando as tecnologias avançam em alguma área, elas geram impactos amplos e positivos que revolucionam aquele mercado. No varejo, não é diferente.
Um dos pontos é o maior foco na experiência do cliente. Isso é fruto de um acesso maior a tecnologias que permitem otimizar a experiência. A partir de então, esse se torna um padrão a ser seguido.
Isso ocorre porque, hoje, as ferramentas de inovação fazem os esforços girarem em torno do consumidor, de modo a agilizar sua vida e reduzir os pontos de fricção.
Outro efeito da tecnologia no mercado é a maior competitividade. Ao mesmo tempo em que a tecnologia define as novas regras de competição, ela se torna mais acessível e ajuda a colocar mais competidores no mercado.
Atualmente, é mais fácil para uma empresa nova começar no mundo online, por exemplo, e até desafiar os resultados de grandes corporações.
Vantagens da tecnologia no varejo
Neste tópico, vamos falar sobre as vantagens de usar as tecnologias no varejo.
Redução de custos
Um dos principais pontos é a economia de custos. O varejo otimizado com as inovações tecnológicas é capaz de diminuir as despesas, eliminando processos desnecessários, falhas, retrabalho e gargalos processuais.
No geral, tudo flui mais rápido, com maior valor gerado para o seu cliente.
Sustentabilidade no mercado
Permanecer forte em um mercado competitivo é um dos privilégios de quem aplica bem as novas tecnologias. É possível planejar melhor o seu crescimento, identificar oportunidades e riscos, bem como entender o que é preciso ser feito para se manter saudável.
A empresa consegue olhar para a frente, com uma visão preditiva, de modo a maximizar seus lucros e fortalecer sua base de clientes.
Hiperpersonalização
Um dos pontos mais relevantes da atualidade no varejo é a hiperpersonalização. Trata-se de um novo estágio de personalização, em que se cria mensagens, ofertas e recomendações únicas para cada cliente no tempo certo.
Ou seja, é falar exatamente com quem precisa ouvir. É preciso oferecer o que o cliente precisa. Para isso, é necessário conhecer bem cada consumidor, gerenciar e integrar os dados sobre eles e trabalhar uma cultura centrada no cliente.
Otimização de processos
No geral, você obtém melhorias consideráveis nos processos internos. O tempo para cada um é reduzido, bem como são evitados eventuais problemas que geralmente eram comuns.
Quais são as tecnologias usadas no varejo?
Agora, vamos entrar na discussão sobre as tecnologias relevantes no varejo atualmente.
1. Big Data
Uma das mais importantes tecnologias no varejo é o Big Data. Resume o conjunto de dados semi estruturados, gerados em tempo real, em grande volume, em alta velocidade e em diversos formatos.
Esses dados são a base para análises que geram insights poderosos para tomada de decisão.
A questão é que na atualidade pode-se coletar dados sobre tudo no varejo, desde os produtos à experiência do cliente. Assim, permite-se uma tomada de decisão que melhora processos internos de forma holística.
2. ERP
Para um bom controle das operações varejistas em todos os âmbitos, um sistema geral integrado é essencial. O ERP é uma aplicação crucial para controlar os processos de todas as frentes, como estoque e finanças. Tudo isso fica centralizado para um gerenciamento inteligente e fácil.
É possível ter o controle inteiro da loja na palma da mão, com ERPs disponíveis em dispositivos móveis. Desse modo, a gestão contempla todos os aspectos relevantes e consegue administrar cada parte da empresa com dashboards e indicadores.
3. Internet das coisas
A IoT já está revolucionando o varejo há anos. Basicamente, é uma tecnologia que envolve a comunicação de dispositivos por meio da internet para permitir monitoramento constante e coleta de dados.
No varejo, há uma aplicação específica que envolve localização dos usuários. Desse modo, é possível saber quando um cliente está na loja física e fazer uma conexão com seu smartphone, por meio da comunicação entre o smartphone, sistemas de rastreamento e os sistemas da loja.
4. Sistemas de pagamento
Não poderíamos deixar de mencionar a revolução dos meios de pagamento. Na atualidade, com as inovações no varejo, tornou-se viável disponibilizar mais meios de pagamento para diversificar a experiência do cliente e possibilitar maiores chances de uma transação bem-sucedida.
Para oferecer esses meios, há diversos sistemas rodando por trás, com uma estrutura tecnológica que foca em segurança e visibilidade.
Tendências de inovação e tecnologia para varejo
Quando apontamos para o futuro, conseguimos pensar em algumas tendências e inovações interessantes para o varejo nos próximos anos e nas próximas décadas.
Uma delas é o autoatendimento. Envolve tanto um cliente ser capaz de se conectar aos sistemas e comprar em uma loja sem auxílio de funcionários, quanto um cliente comprar com maior facilidade a partir da ominicanalidade.
Outra tendência importante é a realidade virtual (e a aumentada). Com elas, o cliente pode acessar os produtos de um estoque diretamente de sua casa, a partir de uma simulação realista.
Entenda tudo sobre a certificação Anatel e saiba como conseguir a sua!
Conclusão
O impacto da tecnologia no varejo é enorme. Vemos diversos exemplos de tecnologias quebrando gargalos, agilizando as rotinas e proporcionando experiências inesquecíveis aos clientes.
Para a gestão, as inovações também permitem melhor controle e maior visibilidade.