Smart Grid: O que é, Como Funciona, Vantagens e Tendência

smart grid

Você já ouviu falar em rede elétrica inteligente? Saiba tudo sobre Smart Grid, um conceito que vem conquistando espaço e destaque, especialmente em projetos de redes inteligentes que estão em busca de modernizar e melhorar suas operações, planejamento e manutenção. 

Conheça os benefícios a seguir!

Acesse também o nosso conteúdo sobre Certificação Anatel para mais informações.

O que é o Smart Grid ou rede elétrica inteligente?

É uma rede elétrica inteligente. Com a modernização cada vez mais avançada, esse conceito tem se expandido cada vez mais. 

Em um local com fornecimento de energia convencional, a empresa de energia elétrica só saberá se o serviço for interrompido caso um usuário informe. 

Já com Smart Grid, a companhia toma conhecimento imediato, já que alguns componentes da rede, como medidores inteligentes, interrompem o envio de dados do sensor.

Uma empresa pode gerenciar a distribuição de forma muito mais eficiente ao garantir que todos os componentes da rede, incluindo medidores elétricos, transformadores e linhas de energia tenham endereços de IP, sendo capazes de utilizar comunicação bidirecional.

Outro componente de extrema importância da tecnologia das redes inteligentes é a automação, com tecnologias de medição e detecção, comunicação automatizada entre componentes da rede elétrica, controles automatizados para distribuição de reparos e melhor gestão de softwares de apoio.

Como funciona uma rede Smart Grid?

Já em relação ao seu funcionamento, esse sistema é equipado com sensores que coletam e transmitem dados.

Por meio dessa transmissão de informações é possível ajustar o fluxo de eletricidade de forma automática.

Os controladores recebem as informações em tempo real e podem agir diante de qualquer problema sem intervenção humana e de forma imediata. E mais: é possível conectar esse sistema com qualquer medidor inteligente. 

Para que você entenda melhor esse sistema, conheça suas funcionalidades e benefícios:

Ajuste automático dos fluxos de eletricidade

Ela possui sensores que fazem a coleta e transmissão de dados, promovendo assim o seu funcionamento. 

É essa transmissão de informações que possibilita ajustar automaticamente os fluxos de eletricidade.

Resolução de problemas sem intervenção humana

Os controladores recebem a informação da situação em tempo real, podendo agir assim de forma imediata sempre que aparecer algum problema. 

Todo esse processo acontece sem a necessidade da intervenção ou mão de obra humana.

Economia

Uma rede inteligente consegue também se comunicar com qualquer medidor inteligente, o que pode gerar economia. 

Por exemplo: através dessa comunicação, esse tipo de rede se comunica com outro medidor inteligente e pode ligar eletrodomésticos do consumidor de forma automática, quando há muita eletricidade na rede. 

Em consequência disso, os preços serão menores.

vantagens de smart grid

Smart Grid: Exemplos

A armação dos Búzios, município da região dos lagos no Rio de Janeiro, recebeu tecnologias sustentáveis para um consumo de energia consciente, sem abrir mão da eficiência.

Esse conceito de Smart City já existe em outras cidades do mundo e vem conquistando espaço no Brasil, tendo como exemplo Búzios, um dos locais mais badalados por turistas. 

A parte central desse projeto é justamente Smart Grid, com muitos domicílios já fazendo uso de medidores inteligentes, que geram informações aos moradores, possibilitando que eles organizem assim o seu consumo.

Quais as vantagens do Smart Grid?

Para compreender melhor as vantagens dessa tecnologia, conheça quatro características que tornam esse conceito muito diferente de uma rede elétrica convencional.

Flexibilidade

Smart Grid é flexível, facilita o gerenciamento de variações no consumo.

Confiança 

Como as informações são enviadas sempre em tempo real ao gerenciamento remoto da rede, há poucos riscos de falhas de energia ou qualquer outro incidente, tornando-o mais confiável.

Acessibilidade

Como todos os tipos de fontes de energia podem ser integrados à rede, os consumidores podem dispor de energia renovável.

Essa energia, por sua vez, é gerada em grande quantidade em regiões distantes, quando não há o bastante em uma única localidade, gerando melhor acessibilidade de consumo.

tendências de energia para o futuro

Economia

Uma gestão melhor de consumo automaticamente leva a custos menores.

Aplicação de Smart grids no Brasil

Apesar de estarem conquistando o seu espaço, as smart grids ainda são novidade no Brasil. 

É preciso haver investimentos de grande porte para que esse conceito de rede inteligente atinja o máximo do seu potencial.

O mais provável é que ainda leve um tempo para que seja possível implementar medidores inteligentes nas residências ou empresas de todos os consumidores.

Apesar disso, já existem muitas iniciativas em diversos países e também no Brasil, com projetos de equipamentos e instalações que possibilitem a criação de smart grids em mais cidades.

Tendências do smart grid para o futuro

Todo o futuro será inteligente. A modernização caminha para isso, e o conceito smart grid é uma das soluções que mais pode contribuir para um sistema mais sustentável, com a criação de redes de fornecimento de energia inteligente.

As smart grids funcionam por meio de medidores que informam em tempo real sobre demanda e consumo, além de indicar possíveis problemas na rede.

A instalação desse tipo de tecnologia transforma tanto o monitoramento quanto o fornecimento de energia em um mecanismo muito mais preciso e eficaz.

O futuro promete grandes iniciativas para que essa tecnologia seja uma realidade cada vez mais presente.

Acesse nosso material sobre Certificação Anatel para maiores informações a respeito dos certificados de homologação.

Conclusão

De forma resumida, uma smart grid é a rede inteligente que reduz custos, otimizando a gestão e oferecendo um melhor serviço e controle por parte das companhias elétricas e também dos consumidores, seja consumo doméstico ou empresarial.