Não é novidade a presença da tecnologia em nosso cotidiano. Inclusive, ela se tornou essencial para as diversas atividades que realizamos, seja como forma de entretenimento ou como uma ferramenta indispensável para o mercado.
Nesse contexto, a Realidade Aumentada é uma dessas tecnologias, bastante utilizada no meio empresarial para aumentar os lucros, automatizar operações e conquistar consumidores.
Quando pensamos na aplicação Realidade Aumentada, é importante buscar compreender como ela funciona nos diferentes setores econômicos. Por essa razão, preparamos o conteúdo a seguir. Acompanhe tudo sobre o assunto!
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Quais as aplicações da realidade aumentada?
Para simplificar, a RA (Realidade Aumentada) é uma tecnologia que possibilita a interação de elementos do mundo real com o mundo virtual. Na prática, apresenta códigos bidimensionais, que permitem a projeção de objetos virtuais em nossa realidade.
Com base nisso, é comum vermos sua aplicação em empresas tecnológicas, mais especificamente no desenvolvimento de aplicativos úteis para o dia a dia. Entretanto, esse não é o único uso da RA. Veja mais abaixo as principais aplicações.
1. Jogos
No campo dos games, a RA é capaz de explorar inúmeras possibilidades de incentivar a criatividade e proporcionar experiências únicas aos usuários. Uma delas é estimular a movimentação do corpo, unida a um momento de diversão.
Um excelente exemplo disso é o jogo Pokémon Go, no qual o indivíduo utiliza a câmera de seu smartphone para visualizar personagens do game em locais reais — cômodos da casa, ruas, bairros, shoppings, lojas etc. Seu objetivo é capturar esses personagens de volta para o mundo virtual.
Mesmo que a RA ainda não esteja tão difundida como outras tecnologias, esse jogo cumpriu um papel essencial em sua popularização.
2. Medicina
A RA e suas aplicações já chegaram no setor da medicina. A partir de seus recursos, é possível projetar o corpo humano com seus órgãos e sistemas, de modo que o profissional da saúde consiga visualizar claramente seus aspectos, bem como adotar a melhor solução.
Com isso, criou-se uma grande vantagem para o campo médico do ponto de vista prático: a segurança em procedimentos. Assim, cirurgias, atendimentos clínicos e exames ganharam mais precisão em sua execução.
3. Arquitetura
No ramo da arquitetura, contar com as facilidades da RA simplifica inúmeros procedimentos dos projetos arquitetônicos, especialmente no estágio de construção.
Existem equipamentos, por exemplo, que já são capazes de fazer a medição de locais digitalmente, permitindo o acesso a essas informações por meio de aparelhos eletrônicos, como tablets e computadores.
A partir dessa ferramenta, os profissionais podem desenvolver imagens realistas da obra, dos ambientes individuais, de forma que os clientes consigam perceber o resultado final com maior clareza.
Trata-se de um instrumento que potencializa o trabalho e possibilita um alinhamento melhor entre as ideias do projeto e as expectativas do cliente.
4. Indústria 4.0
A Indústria 4.0 é caracterizada pela presença de tecnologias inovadoras em suas operações, como a IoT (Internet das Coisas), Big Data e outros sistemas. Tudo isso permite a coleta de dados com maior eficiência, bem como a integração das linhas de produção.
Nesse contexto, a RA entra como uma ferramenta de simulação 3D. Apesar de ainda se encontra na fase de testes, podemos destacar suas principais funções:
- treinamento de colaboradores;
- detecção de falhas com antecedência;
- correção de problemas antes da entrega do produto final;
- otimização de recursos e da produtividade.
Qual o objetivo da realidade aumentada?
De modo geral, o intuito dessa tecnologia é expandir a realidade com informações extras, devidamente alinhadas com a visão do indivíduo e do mundo real.
Na prática, trata-se de “iludir” os sentidos humanos, mas de forma tênue, pois o usuário continua vendo a realidade como ela é.
Quais os benefícios da realidade aumentada?
Conforme dissemos mais acima, a RA já existe no mundo corporativo. Com a evolução da tecnologia, o comportamento dos consumidores está em constante mudança. Portanto, essa solução representa um importante aliado no relacionamento com o cliente.
Isso porque, ela auxilia no engajamento e fidelização do público, além de proporcionar experiências exclusivas de compra. Citamos o Pokemón Go anteriormente para exemplificar sua aplicação.
Porém, falando do tema sob uma perspectiva mais comercial, podemos destacar seu uso no setor do varejo. A Realidade Aumentada permite que o cliente interaja com os produtos virtualmente, possibilitando uma noção melhor de seu uso e benefícios.
Outro exemplo que vale a pena citar é o caso da L’Óreal estadunidense, que criou um sistema que apresenta aos consumidores um possível resultado final do uso de seus cosméticos.
Essa solução também facilita a visualização dos processos internos da empresa, como a rotina de manutenção ou status de reparo de determinados equipamentos. O setor financeiro também colher benefícios com o uso da RA.
Como lucrar no mercado de realidade aumentada?
A aplicação da Realidade Aumentada nos negócios oferece possibilidades promissoras de lucro. De acordo com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, os investimentos em RA gerarão lucros superiores a R$370 bilhões.
Frente a esses dados, não é de se estranhar que inúmeros setores da economia estejam interessados em implementar essa tecnologia, como o turismo, a educação, o marketing, a medicina, o varejo e outros.
Então, se você deseja apostar na RA, esse é o momento! Caso não tenha recursos para abrir seu próprio negócio, outra opção é investir em franquias. Trata-se de uma alternativa segura e lucrativa para quem está começando no empreendedorismo.
O que preciso para lançar um produto de realidade aumentada?
Para aproveitar a aplicação da Realidade Aumentada, é preciso se atentar para alguns aspectos. Um deles é a certificação de produtos de telecomunicações, bastante usados por essa tecnologia.
Qualquer negócio que deseje comercializar ou prestar serviços do tipo no Brasil, deve passar pela certificação da Anatel — órgão responsável por regulamentar produtos e serviços de comunicação em território nacional.
Para consegui-la, é necessário entrar em contato com um OCD (Organismo de Certificação Designada). A entidade te auxiliará na obtenção do documento, bem como nos seguintes processos:
- definição dos produtos a serem homologados;
- apresentação da documentação necessária;
- realização dos teste de emissão e laudos técnicos
- publicação do certificado.
Veja quais são os passos para obter a Certificação Anatel e como a Master pode te ajudar nesse processo!
Conclusão: aplicações da realidade aumentada
Como você pode notar, a aplicação da Realidade Aumentada gera inúmeros benefícios para a indústria e a economia do país.
Trata-se de uma excelente oportunidade de negócio, mas que exige a homologação da Anatel para ter os serviços regularizados no Brasil.