Organismo de Certificação Designado: O que é e Como Funciona

organismo de certificação designado

Para atuar no segmento de telecomunicações no Brasil, uma empresa necessita seguir as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Uma maneira de fazer isso é contando com o suporte de um Organismo de Certificação Designado (OCD).

Neste artigo, você vai entender como é possível a obtenção de certificados da Anatel a partir das orientações de um OCD. Para facilitar a sua vida, vamos direto ao ponto. Confira!

Lembrando que a Master é um dos principais órgãos certificadores da Anatel. Por isso, visite o nosso site para conhecer melhor os nossos serviços.

O que é organismo de certificação designado?

Trata-se de uma instituição de caráter técnico, autorizada pela Anatel, para liderar processos de avaliação da conformidade de produtos no segmento de Telecomunicações.

O OCD é responsável por expedir os certificados de conformidade dos equipamentos, o que é um pré-requisito exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações para a comercialização em território nacional.

Isso mostra como o Organismo de Certificação Designado exerce um papel importante no crescimento do setor de Telecomunicações. 

Desde outubro de 2019, essa modalidade de instituição está autorizada a atuar no processo de homologação de produtos no Brasil.

Como funciona um organismo de certificação designado?

O OCD tem como meta auxiliar as empresas que desejam homologar produtos de acordo com as regras previstas pela Anatel. 

Além de orientar sobre os documentos necessários para obter a autorização, o OCD indica o laboratório onde os equipamentos deverão ser testados.

Outra atribuição é indicar para as empresas a quantidade ideal de cada produto a ser enviada para a realização dos testes em laboratório. 

Esse procedimento é necessário para definir o cronograma da análise dos itens a serem certificados.

Com o suporte do Organismo de Certificação Designado, é feita a avaliação de conformidade dos equipamentos. 

Essa etapa tem como objetivo verificar se os produtos estão seguindo os padrões determinados pela Anatel.

Se estiver tudo de acordo com as regras governamentais, o OCD vai emitir o Certificado de Conformidade Técnica. 

Esse é um passo primordial para o produto ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações e ser comercializado no Brasil.  

certificação designado anatel

A Master Certificações é um organismo de certificação designado?

Sim. Somos regulamentados pela Anatel para atuarmos como um OCD. 

Vale destacar que o processo de certificação é iniciado quando uma companhia nos procura para obter os documentos necessários para os produtos fabricados estarem dentro das regras do setor de Telecomunicações.

Nessa situação, a Master recomenda um laboratório habilitado pela Anatel para serem feitos os ensaios e testes, cujo objetivo é verificar se o equipamento está dentro das especificações estabelecidas pela agência reguladora.  

Essa iniciativa comprova que a Master, ao atuar como OCD, tem um comprometimento com os padrões adotados para os produtos do segmento de Telecomunicações apresentarem uma qualidade dentro ou acima das expectativas.

Como a Master te ajuda no processo de homologação e certificação Anatel

Por atuar como um Organismo de Certificação Designado, a Master tem a obrigação de seguir um conjunto de normas para constatar se um determinado equipamento no setor de Telecomunicações segue as regras técnicas estabelecidas pela Anatel.

Para você entender isso melhor, vamos mostrar um passo a passo da atuação da Master nas ações de certificação e homologação que abrangem a Agência Nacional de Telecomunicações. Acompanhe!

Certificado de conformidade

Essa documentação mostra que o produto está em conformidade com as normas da Anatel. Ela é emitida pelo Organismo de Certificação Designado. 

Ou seja, é um dos serviços realizados pela Master para os clientes.

Certificado de homologação

É a autorização da Anatel que confirma a homologação de um equipamento para ser utilizado no setor de Telecomunicações no Brasil. 

Nesse caso, o OCD contribui para encaminhar o processo para a agência reguladora de acordo com as melhores práticas.

Manutenção do Certificado de Conformidade

Para atuar no segmento de Telecomunicações de forma plena, uma empresa necessita estar preparada para inspeções e avaliações, que priorizam constatar se os produtos estão seguindo as características técnicas ideais para a homologação.

Com foco em manter um padrão dentro ou acima das expectativas, as companhias podem contar com o suporte do OCD para serem avaliadas de maneira positiva pela Anatel.

Dados relativos à elaboração dos requisitos técnicos do ensaio

O Organismo de Certificação Designado tem como uma das prioridades orientar os clientes sobre as informações relativas aos testes e ensaios dos produtos em laboratório. 

Por isso, devem ajudar no fornecimento de dados, como:

  • Frequência de operação do item;
  • Manual de aplicação e/ou operação do equipamento;
  • Maneira de alimentação do produto, que engloba itens como baterias, carregadores veiculares e USB;
  • Local de instalação;
  • Tecnologias que são aplicadas;
  • Forma como o equipamento é operado (usuários comuns ou somente por profissionais capacitados).

Lista de referência de produtos para telecomunicações segundo a Anatel

Há diversos equipamentos que precisam de autorização da Anatel para serem comercializados no Brasil. No caso do OCD, é possível participar do processo de certificação de vários produtos, como:

  • Antenas;
  • Acumuladores de Energia (Baterias);
  • Cabos Coaxiais;
  • Cabos Ópticos e Fibras Ópticas;
  • Cabos para Transmissão de Dados;
  • Cabos Telefônicos;
  • Carregadores para Telefone Móvel;
  • Centrais de Comutação;
  • Conectores;
  • Equipamentos de Radiodifusão;
  • Equipamentos Ópticos Passivos;
  • Equipamentos para Comunicação de Dados;
  • Equipamentos Terminais IP;
  • Módulos Protetores;
  • Sistemas de Retificadores;
  • Unidades Retificadoras.
produtos de telecomunicações

Entre em contato com a Master!

Para funcionar de acordo com as regras determinadas pela Anatel, é fundamental contar com um apoio especializado e capaz de tornar os processos mais simples e ágeis. 

Por isso, é muito importante ter o suporte de um Organismo de Certificação Designado, como a Master.

Se pretende se diferenciar da concorrência, é melhor acessar o nosso site agora mesmo

Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudar o seu negócio a ser referência no mercado de Telecomunicações.

Conclusão

A economia brasileira tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Um dos fatores que contribui para esse cenário abrange a implantação do 5G, que deverá estar em grande parte dos municípios brasileiros até o final desta década.

Inegavelmente, essa conjuntura contribui bastante para que as empresas optem pelos serviços de um Organismo de Certificação Designado.

Afinal, ele exerce um papel relevante na regulação e na padronização dos produtos disponíveis no segmento de Telecomunicações no Brasil. 

Para ficar conectado com as novas tendências desse setor, vale a pena visitar o blog da Master.