IIOT: Saiba O Que É, Maiores Objetivos, Tendências e 5 Aplicações!

iiot o que é

Toda empresa busca diminuir os custos de seus processos e torná-los mais eficientes. Não é à toa que estamos vivendo a Indústria 4.0 — uma transformação concentrada na automação industrial.

Entretanto, a IIoT (Internet Industrial das Coisas) chegou para acelerar essa evolução. Com inúmeros dispositivos, aplicativos e sensores, o negócio pode conectar, coletar dados e transmitir informações capazes de controlar máquinas e apoiar grandes decisões.

Quer aprender como a Internet Industrial pode revolucionar seu empreendimento? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos a seguir!

Quer conhecer mais sobre a Certificação da Anatel? Veja como a Master pode ajudar nessa questão!

O que significa IIoT?

Vivemos em um mundo em constante transformação digital, e a Internet Industrial é parte dela. Assim como a IoT (Internet das Coisas), seu intuito é conectar dispositivos diversos para coletar e transmitir informações. 

A principal diferença é que isso acontece entre equipamentos industriais. Sendo assim, a comunicação é feita por meio de algumas variáveis: os aparelhos, a conexão entre eles, a coleta e transmissão de dados e a análise dessas informações. 

Nesse contexto, as máquinas, sistemas e outros aparatos industriais conseguem se comunicar entre si. Tudo isso contribui para a otimização das etapas de produção, mas também ajudam em outros setores:

  • gestão de instalações;
  • monitoramento de cadeia de suprimentos;
  • assistência médica;
  • varejo.

Qual a diferença entre IoT e IIoT?

Conforme apontamos logo acima, a IIoT apresenta funções semelhantes à IoT. Isso porque, a primeira é uma subcategoria da segunda. 

Enquanto a IoT representa a interconectividade, comunicação e transmissão de dados entre dispositivos domésticos, a IIoT envolve todos esses aspectos, porém, voltados para equipamentos industriais.

Na prática, os aparelhos IoT são aqueles destinados ao consumidor final, como termostatos, luminárias e fechaduras inteligentes. Já os dispositivos IIoT são utilizados no meio industrial, como contadores hídricos e sensores para tubulações.

Qual é o foco da internet industrial?

iiot qual é o foco

Para resumir a definição de IIoT, ela consiste em uma extensão da IoT, aplicada aos setores industriais. 

Seu maior foco é na comunicação entre máquinas, baseado em Big Data e Machine Learning. Isso permite que as empresas otimizem suas operações e as tornem mais eficientes.

IIOT no Brasil: Como funciona e Tendências

Depois de entender o que é a IIoT, vamos falar sobre seu funcionamento. Como você já viu nos tópicos anteriores, a Internet Industrial conta com 3 tipos de tecnologias: 

  1. sensores inteligentes;
  2. Industrial Analytics;
  3. máquinas inteligentes.

Na prática, esses sensores oferecem a capacidade de percepção aos diferentes objetos e máquinas usadas nos processos industriais. A partir disso, esses equipamentos conseguem detectar aspectos, como nível de temperatura e pressão. 

Tais atividades geram informações valiosas, que são processadas por meio do Industrial Analytics. Esses dados possibilitam melhores insights para fortalecer as tomadas de decisão, além de aprimorar o funcionamento do negócio.

Frente à isso, é válido afirmar que as tecnologias IIoT só crescerão nos próximos anos. A estimativa global de crescimento é de U$$771 bilhões até 2026. 

No Brasil, essa tecnologia já impacta positivamente inúmeros setores — fabricação de produtos até assistência médica. Do ponto de vista empresarial, a Internet Industrial garante mais vantagem competitiva em relação à concorrência.  

IIOT aplicações: 5 para conhecer mais!

iiot aplicações

Até o momento, já ficou bem claro as vantagens que a Internet Industrial oferece aos diferentes tipos de negócio. Ao aplicar soluções sem fio para gerenciar o controle de uma fábrica, é possível melhorar a eficiência das operações de produção.

Mas, e como essas inovações são implementadas na realidade? Veja a seguir algumas das principais aplicações da IIoT na indústria brasileira.

1. Monitoramento de máquina

Sensores inteligentes podem ser adicionados ao maquinário já existente de uma fábrica, ou incorporados a novos projetos. A partir disso, eles conseguem monitorar fatores externos, como a vibração dos equipamentos ou o uso de ar condicionado.

Isso é feito por meio do escaneamento, que visa detectar falhas em peças que precisam de manutenção. 

Outro exemplo são as esteiras transportadoras; os sensores podem coletar informações e transmiti-las para uma central de controle, indicando qual falha ocorreu ou pode acontecer em breve.

2. Monitoramento da qualidade do ar interno

Alguns estabelecimentos investem na análise da qualidade do ar no ambiente interno. Essa medição costuma ser realizada em locais que precisam manter a boa circulação de ar, como clínicas e hospitais.

Sendo assim, fazer esse monitoramento fica bem mais prático e simples por meio da IIoT. Sua tecnologias ajudam a reduzir despesas em um procedimento que, muitas vezes, possui requer um alto investimento para a implementação.

3. Monitoramento das condições ambientais

Existem organizações que fabricam mercadorias sensíveis, a exemplo de indústrias agrícolas. Por isso, é fundamental que elas monitorem as condições de determinado ambiente, especialmente aqueles planejados para o plantio e colheita.

Nesse aspecto, a IIoT auxilia no gerenciamento do espaço, o tornando mais eficiente. Também ajuda a reduzir gastos com energia elétrica.

4. Localização de mercadorias

Com a Internet Industrial, fica mais prático fazer uma análise geral do estoque e armazenamento da fábrica. Saber onde cada material está localizado é essencial para agilizar os processos de produção.

Quando mais cedo forem identificados erros de estocagem, mais rápido as mudanças serão implementadas, evitando que erros de fabricação aconteçam. 

5. Conexões feitas em fábricas mais antigas

Devido à sua fácil implementação, as tecnologias IIoT podem ser aplicadas a ambientes industriais mais antigos, sem que o maquinário existente seja prejudicado. 

Indústrias com mais de 30 anos de atividade, por exemplo, podem atualizar seus procedimentos de coleta de dados para algo mais eficiente sem problemas. 

Os sensores inteligentes utilizam as redes antigas para “escutar” as conexões existentes e, a partir disso, criar novos canais de comunicação. 

Entre em contato com a Master e descubra como obter sua Certificação Anatel sem complicações!

Conclusão

Viu com a IIoT é fundamental para que as indústrias atualizem seus processos e aumentem sua produtividade? Contar com inovações tecnológicas ajuda a expandir a performance e aproveitar ao máximo os recursos do negócio, otimizando suas operações.

Dessa forma, fica mais simples mapear os procedimentos e identificar possíveis gargalos. Consequentemente, também será menos complicado encontrar soluções para superar os obstáculos.