Smart home: o que é e como transformar sua casa com tecnologia

smart home entenda o que é

Imagine controlar a iluminação da sua casa, ou o funcionamento de aparelhos diretamente em seu celular? Abrir a porta para visitas, adiantar o preparo do café, ou só apagar uma luz que você esqueceu acesa… as aplicações para este tipo de tecnologia são muitas. 

Tudo isso pode até parecer coisa de filme de ficção científica, mas já é possível graças à tecnologia smart home, um conjunto de aparelhos que – como o próprio nome sugere – torna a sua casa mais inteligente. 

Se você quer saber mais sobre esse conceito, ou como aplicá-lo em sua casa, para deixar a sua rotina mais cômoda, este artigo tem as informações que você procura. Confira!

O que é smart home?

Também conhecido como domótica, o conceito de smart home serve para designar casas que contam com soluções integradas e automatizadas que facilitam o seu gerenciamento remoto.

Essas soluções podem ser aplicadas na comunicação, no conforto ou na segurança da casa. 

Uma smart home pode ser identificada facilmente, já que conta com dispositivos diversos conectados à internet, que podem ser controlados por meio de smartphones, tablets ou quaisquer outros dispositivos móveis. 

De acordo com estudo promovido pela A GfK, uma empresa de estudos de mercado de origem alemã, 57% dos entrevistados brasileiros afirmam que as smart homes ganharão mais espaço em suas vidas dentro dos próximos anos. 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 80% dos brasileiros afirmam que as aplicações em Internet das Coisas devem priorizar soluções de segurança e monitoramento. 

Logo em seguida, com 78% do público a seu favor, consumidores apostam nas tecnologias voltadas para iluminação e energia, assim como entretenimento e conectividade.

Vantagens de uma smart home

smart home vantagens

Como você pode perceber, ter uma casa inteligente, conectada à internet, tem muitas vantagens, tanto do aspecto de segurança, quanto do de conveniência. 

Explicamos alguns detalhes sobre os benefícios da smart home a seguir. Veja só! 

Segurança

Um dos grandes trunfos da conectividade relacionada às atividades domésticas é a segurança. Com a tecnologia das smart homes, você pode monitorar e controlar funções de sua casa com apenas alguns cliques, mesmo remotamente.

Alguns dos elementos mais comuns da smart home, voltados para fins de monitoramento e segurança são as câmeras inteligentes, que agem como porteiros virtuais. 

Esses equipamentos transmitem vídeos em tempo real e podem possibilitar a comunicação bidirecional, ou seja, você pode ouvir e ser ouvido ao mesmo tempo.

Comodidade

Outra grande vantagem das smart homes é a comodidade que ela proporciona aos seus moradores. 

Com apenas algumas configurações, você pode ajustar o funcionamento de diversos eletrodomésticos, que passarão a funcionar automaticamente de acordo com as orientações configuradas. 

Digamos, por exemplo, que você deseja chegar em casa e ter uma xícara de café te esperando. Você pode configurar a sua cafeteira para funcionar alguns minutos antes da sua chegada. 

Você também pode cancelar a operação remotamente, se for se atrasar, ou mudar de planos no caminho. As possibilidades são muitas! 

Tecnologia acessível

Ainda que toda essa tecnologia pareça saída de um filme de ficção científica, hoje, é seguro dizer que grandes empresas de tecnologia já contam com soluções para automatizar funções em sua casa e torná-la uma smart home. 

Algumas das soluções que podemos destacar são: Google Home, do Google; a Echo, da Amazon e o Homepod, da Apple. 

Todos esses aparelhos contam com assistentes de voz com inteligência artificial, capazes de aceitar comandos diversos, acionar outros dispositivos e ainda fazer pesquisas na web. 

Mas as assistentes virtuais não são os únicos recursos disponíveis e facilmente acessíveis quando falamos de smart homes. 

Existem também os sensores de movimento, os interruptores inteligentes e as lâmpadas smart. Falaremos sobre alguns desses dispositivos nos próximos tópicos. Continue acompanhando o artigo para conhecer mais sobre o assunto… 

5 produtos que vão deixar sua casa inteligente

smart home produtos

Aqueles que adaptam suas casas para torná-las mais inteligentes sabem que esse é um caminho sem volta. A comodidade, praticidade e a segurança que esses dispositivos proporcionam é um recurso difícil de se abrir mão, uma vez que você experimenta todas as suas vantagens. 

A seguir, falaremos sobre alguns dos principais produtos usados para transformar uma casa tradicional em uma verdadeira smart home. Leia agora:

1. Adaptador de tomada Wi-Fi

Os adaptadores de tomadas com conexão Wi-Fi são capazes de tornar qualquer eletrodoméstico em um recurso inteligente.

Esses adaptadores podem ser controlados remotamente por meio de aplicativos, ativando ou desativando o eletrodoméstico sempre que necessário. 

2. Interruptor inteligente

O interruptor inteligente, enquanto isso, é um dispositivo que também permite o controle da iluminação da casa remotamente.

O usuário pode programar ciclos de funcionamento, ou controlar os interruptores por meio das assistentes virtuais como a do Google ou da Amazon. 

3. Lâmpada inteligente

Para aqueles que procuram por mais personalização em sua casa, as lâmpadas inteligentes são uma ótima escolha. 

Elas, usualmente, podem ser controladas por meio de aplicativos ou controles remotos. Nesses softwares, é possível mudar a tonalidade da luz, ajustar o seu brilho e, em alguns casos, até mesmo brincar com os tons RGB.

Elas também permitem a programação remota. Você não precisará se preocupar com apagar as luzes ao sair, já que pode fazer isso do seu celular, de qualquer lugar. Além disso, você pode programar para ter as luzes acesas quando voltar. 

4.  Fechadura digital com biometria

Quem já teve a experiência de ficar trancado do lado de fora da própria casa sabe a frustração que uma situação como essa pode gerar. 

A boa notícia é que já existem tecnologias para sanar esse problema, e uma delas é a fechadura digital, com biometria. 

Essa fechadura inteligente permite trancar portas com segurança, criando configurações de entrada para diferentes usuários. 

Dessa maneira, todas as pessoas que precisam do acesso têm ele garantido, com toda a segurança e praticidade que você procura. 

5. Central de controle infravermelho universal

O controle universal é um dos dispositivos mais comuns em casas smart. Ele possibilita o controle de dispositivos como a Tv, o aparelho de ar-condicionado, caixas de som e eletrodomésticos de outros cômodos. 

Com a central de controle infravermelho universal você pode ajustar o funcionamento de todos esses aparelhos antes mesmo de chegar em casa, por meio do seu aparelho móvel. 

O que você precisa em cada ambiente de sua smart home?

O que precisa em cada ambiente

Para montar sua casa inteligente, você pode utilizar inúmeros dispositivos em cada ambiente. Esse processo pode parecer complicado, mas uma dica para facilitá-lo é usar os mesmos aparelhos em mais de um cômodo, como as lâmpadas inteligentes. 

Câmeras de segurança, por exemplo, também podem ser instaladas no quarto ou na sala, para monitorar animais de estimação ou crianças pequenas. 

Ainda, existem soluções para economizar energia que podem ser aplicadas em todos os cômodos. Veja mais dicas abaixo.

Cozinha

Criar uma cozinha inteligente é uma excelente forma de deixar esse ambiente mais prático, seguro, acessível e confortável em uma casa smart. Os dispositivos que farão diferença nesse cômodo, são:

  • geladeira com hub central: modelos com tela na porta permitem visualizar tudo o que está no interior, por meio de câmeras, além de funcionarem com hubs de controle para outros dispositivos integrados;
  • lado quente inteligente: fogões e fornos cooktops, microondas smart e airfryer inteligente são exemplos de aparelhos que podem transformar o dia a dia na cozinha. Além de controlar a temperatura e o consumo de energia, podem se conectar a outros dispositivos para a sugestão de receitas;
  • lava-louças econômico: modelos recentes são mais inteligentes, pois economizam água e energia, além de limpar os utensílios com mais eficiência. As versões smart são capazes de se conectar a outros aparelhos para aprimorar o ciclo de lavagens e ter suporte assistente por voz.

Quarto

Além da sua cozinha, invista em dispositivos inteligentes para transformar seu quarto em uma ambiente aconchegante, prático e confortável. Veja algumas dicas de aparelhos a seguir:

  • lâmpada smart: lâmpadas inteligentes podem ser controladas por celulares e tablets via conexão bluetooth e wi-fi. Assim, pode-se ajustar as cores emitidas e a intensidade da luz, além de ligá-la e desligá-la facilmente;
  • fita LED: ótimo dispositivo para compor a ambientação de ambientes, especialmente dos quartos. Assim como as lâmpadas smart, pode-se controlar a variação de cor e intensidade da luz emitida via celulares e tablets por conexão bluetooth ou wi-fi;
  • smart plugs: tomadas inteligentes são bons suportes para seu quarto smart. Podem ser plugadas em tomadas tradicionais e permitem controlar qualquer aparelho conectadas à elas, via wi-fi ou bluetooth por meio de tablets e celulares;
  • interruptor inteligente: esse dispositivo é conectado na rede elétrica da casa, possibilitando o controle de ativação da luz via aplicativo. Trata-se de uma solução de segurança e economia, como programar horários de ligar e desligar a luz;
  • smart speaker: existem em versões com e sem tela para facilitar o dia a dia. Ficam bem nos quartos ou em qualquer outro cômodo da casa. Funcionam como um centralizador de comandos de voz para controlar dispositivos conectados.

Sala

smart home assistente de voz

Você não precisa montar uma casa super futurista para ter sua sala de estar inteligente. Inclusive, alguns dos dispositivos usados no quarto podem ser incorporados nesse ambiente também. Confira nossas sugestões:

  • tomada smart: tomadas inteligentes podem ser instaladas em toda a casa, inclusive na sala para controlar o funcionamento de aparelhos diversos, como TVs, ar condicionados, home theaters e outros;
  • lâmpada inteligente: outra utilizada para a lâmpada smart é colocá-la na sala de estar para transformar o clima do ambiente. Em uma sessão de cinema em casa, por exemplo, é possível ajustar a cor e intensidade da luz para tornar o cômodo mais aconchegante;
  • Echo Dot com Alexa: smart speaker da Amazon é um dos assistentes de voz mais populares atualmente. Com esse dispositivo, pode-se controlar diversos eletrônicos da sala e de outros cômodos da casa facilmente, além de receber informações sobre o clima e tocar músicas em serviços de streamings;
  • luminária smart: outro aparelho que pode deixar seu ambiente super aconchegante. Esse modelo é para ser instalado em tetos de gesso e é compatível com Alexa e Google Assistente. Também pode ser controlado pelo celular, criando rotinas para acender e apagar. Outro diferencial é que não emite calor;

Banheiro

Uma das melhores formas de montar um banheiro smart é instalando diferentes aparelhos com sensores inteligentes. Esses dispositivos servem para otimizar o gasto de água e trazer mais praticidade para seu dia. As opções, são:

  • descarga com sensor: boa parte do gasto de água do banheiro acontece no vaso sanitário. Com a válvula de descarga com sensor, é possível reduzir esse desperdício. Ela é acionada sempre que você se aproximar dela, liberando a quantidade necessária de água por vez, economizando 70% de água;
  • torneira com sensor: logo depois da descarga, a torneira é outro fator de gasto de água no banheiro. A torneira com sensor se abre somente quando detecta a presença da mão e se fecha automaticamente quando você se afasta, economizando até 80% de água;
  • lixeira com sensor: excelente opção para quem não gosta de entrar em contato com o lixo do banheiro. A lixeira com sensor se abre somente quando identifica a presença da mão por perto e se fecha sozinha quando você sai de perto dela;
  • saboneteira com sensor: com a saboneteira com sensor, você acaba com o desperdício de sabonete. Ela é acionada quando você coloca a palma da mão embaixo dela, liberando a quantidade exata de produto por vez. Pode ser instalada na bancada da pia ou na parede;
  • ducha com sensor: as duchas com sensor ajudam a economizar energia, água, além de usar aquecedor solar e ter suporte para controle remoto, a fim de programar a temperatura e potência dos jatos para o banho. Também permite definir o tempo máximo em que o chuveiro fica ligado.

Conclusão

As casas inteligentes já são parte do presente de muitas pessoas, oferecendo não só mais praticidade e comodidade, mas também segurança. 

Atualmente, existem diversas opções para tornar uma casa mais conectada, dentre elas destacamos as assistentes virtuais, os adaptadores de tomadas e as trancas digitais, controladas por biometria. 

Neste artigo, falamos sobre as vantagens de se ter uma casa inteligente e quais os dispositivos que podem ser usados para tornar o seu lar mais conectado. Esperamos que as informações tenham sido esclarecedoras! 

Buscando por treinamento ou certificação junto a ANATEL? Conheça nossos serviços!